A gamificação como estratégia de aprendizagem e engajamento

Faz algum tempo que empresas começaram a utilizar a gamificação para engajar e motivar seus colaboradores e clientes. Empresas aéreas, por exemplo, utilizam estratégias de pontuação para classificar seus clientes em uma espécie de ranking cujo status garante vantagens como escolha de assentos e preferência no embarque. Outras empresas mais inovadoras promovem o engajamento e a motivação de seus colaboradores por meio de pontuação e bônus, em que ao final de um determinado período os funcionários podem trocar seus pontos por cursos (MBAs, Especializações) ou prêmios (viagens, utensílios domésticos, eletrônicos). Na Educação, a gamificação vem ganhando terreno timidamente, geralmente feita por professores autodidatas e inovadores.

Mas o que é gamificação das aulas?

Diferentemente do que muita gente imagina, a estratégia de gamificar as aulas não envolve necessariamente trabalhar com jogos. A ideia é transformar as aulas em uma grande experiência gamificada, criando regras que transformam a aula em um grande jogo.

Assim como nas empresas, muitos professores estão utilizando estratégias de gamificação em suas aulas. Algumas são permitir que os alunos criem seus avatares de identificação; utilizar sistemas de pontos e recompensas para motivar os alunos a aprender; organizar os estudantes em equipes para realizar atividades – nomeadas de Missões – e orientadas pelo professor, que atua como mentor.

A gamificação da sala de aula implica em utilizar essas estratégias para tornar as aulas e a tarefa de aprender mais atraentes. A maioria dos professores cria e faz adaptações intuitivas, uma vez que a literatura sobre o tema ainda é rara e pouco divulgada. Ainda assim, muitos professores estão conseguindo transformar suas aulas e melhorar o desempenho dos alunos por meio dessa estratégia.

Exemplos de gamificação na educação

Para inspirar outros professores inovadores que querem experimentar a gamificação em sala, deixo aqui alguns links de educadores que já utilizam a metodologia. Se você também conhece algum professor que trabalha com gamificação, deixe nos comentários links para que possamos estabelecer uma grande rede de professores inovadores e trocar experiências.

Gamificação na:

Geografia
Inglês
Matemática
Matemática

Livro:

Gamification: Como criar experiências de aprendizagem engajadoras – Flora Alves (Editora DVS)

 


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Gisele Cordeiro
Gisele Cardoso Cordeiro é professora de Ciências da Rede Municipal do Rio de Janeiro, com 26 anos de experiência na área. Mestre em Tecnologia Educacional pelo Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde (NUTES/UFRJ) e especialista de EAD e Dificuldades de Aprendizagem. Também atua como professora universitária na área de Tecnologia Educacional e Prática de Ensino e atualmente ocupa o cargo de gerente de Inovação e Tecnologia Educacional da Secretaria municipal de educação do Rio de Janeiro (SME/RJ), a maior rede municipal de ensino do Brasil.

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