Faz algum tempo que empresas começaram a utilizar a gamificação para engajar e motivar seus colaboradores e clientes. Empresas aéreas, por exemplo, utilizam estratégias de pontuação para classificar seus clientes em uma espécie de ranking cujo status garante vantagens como escolha de assentos e preferência no embarque. Outras empresas mais inovadoras promovem o engajamento e a motivação de seus colaboradores por meio de pontuação e bônus, em que ao final de um determinado período os funcionários podem trocar seus pontos por cursos (MBAs, Especializações) ou prêmios (viagens, utensílios domésticos, eletrônicos). Na Educação, a gamificação vem ganhando terreno timidamente, geralmente feita por professores autodidatas e inovadores.
Mas o que é gamificação das aulas?
Diferentemente do que muita gente imagina, a estratégia de gamificar as aulas não envolve necessariamente trabalhar com jogos. A ideia é transformar as aulas em uma grande experiência gamificada, criando regras que transformam a aula em um grande jogo.
Assim como nas empresas, muitos professores estão utilizando estratégias de gamificação em suas aulas. Algumas são permitir que os alunos criem seus avatares de identificação; utilizar sistemas de pontos e recompensas para motivar os alunos a aprender; organizar os estudantes em equipes para realizar atividades – nomeadas de Missões – e orientadas pelo professor, que atua como mentor.
A gamificação da sala de aula implica em utilizar essas estratégias para tornar as aulas e a tarefa de aprender mais atraentes. A maioria dos professores cria e faz adaptações intuitivas, uma vez que a literatura sobre o tema ainda é rara e pouco divulgada. Ainda assim, muitos professores estão conseguindo transformar suas aulas e melhorar o desempenho dos alunos por meio dessa estratégia.
Exemplos de gamificação na educação
Para inspirar outros professores inovadores que querem experimentar a gamificação em sala, deixo aqui alguns links de educadores que já utilizam a metodologia. Se você também conhece algum professor que trabalha com gamificação, deixe nos comentários links para que possamos estabelecer uma grande rede de professores inovadores e trocar experiências.
Gamificação na:
Geografia
Inglês
Matemática
Matemática
Livro:
Gamification: Como criar experiências de aprendizagem engajadoras – Flora Alves (Editora DVS)
Clique aqui e compartilhe esse texto em seu Facebook!