Como as redes estão usando dados para transformar a educação

Nas primeiras semanas de novembro deste ano, estudantes do ensino básico de todo o Brasil participaram de mais uma edição da Prova Brasil. Agora é hora de colher os frutos plantados ao longo dos últimos dois anos. O maior desafio nesta empreitada é garantir que os alunos avancem nas etapas escolares aprendendo o que devem. É isso que tem estimulado várias redes de educação Brasil à fora.

Mas o que é preciso ser feito para garantir que todos os alunos tenham acesso a uma boa aprendizagem?

Os resultados da Prova Brasil, conhecidos principalmente por serem utilizados no cálculo do Ideb, também podem e devem ser utilizados para diagnosticar o aprendizado dos alunos. Somente a partir de um diagnóstico baseado em evidências será possível desenvolver projetos de intervenção pedagógica para agir onde os alunos têm mais dificuldade.

Alguns usuários do QEdu nos contaram como têm usado os dados educacionais disponíveis para atingir suas metas e objetivos na rede. Confira no infográfico abaixo.

10-casos-de-uso-de-dados-na-transformação-da-educação

Arte: Marlon Silveira

Se sua rede ou sua escola ainda não usa dados educacionais, mas quer começar a partir de agora, cadastre-se gratuitamente no QEdu para ter acesso a uma das maiores bases de dados educacionais do Brasil.

Cadastre-se

Se a sua rede já tem usado dados para traçar metas e definir ações pedagógicas, conta para a gente a sua experiência nos comentários.


Jornalista que adora e vive das mídias sociais e da comunicação na internet. Paraense tomador de açaí. Curioso que aprende por aprender, porque há poucas coisas melhores do que a satisfação de aprender de tudo um pouco e ser cheio de cultura inútil.

Comentários

comentário(s)