Você tem certeza que conhece o Censo Escolar?

Você sabe quantas escolas temos no Brasil? São 190.706 escolas públicas e particulares pelo país no final de 2013. Se temos esse dado é graças ao Censo Escolar, feito todos os anos em duas etapas pelo Instituto de Pesquisas Anísio Teixeira (Inep). Já falamos sobre Censo Demográfico e Censo Escolar aqui no blog do QEdu, mas hoje vamos nos aprofundar em todos os detalhes do Censo Escolar e descobrir por que ele é importante.

O que é o Censo Escolar?

O Censo Escolar é um levantamento de dados estatístico-educacionais de âmbito nacional realizado anualmente. Ou seja, todos os anos temos um retrato da situação das escolas do Brasil através dos dados recolhidos pela pesquisa.

O decreto que cria o Censo Escolar é de 4 de abril de 2008, baseado em uma lei de 1996, que exige “ecenseamento da população em idade escolar para o Ensino Fundamental”. Desde então, o Inep recolhe informações de todas as escolas de ensino regular (educação infantil e ensinos fundamental e médio), Educação de Jovens Adultos e Educação Especial e vale tanto para a educação pública quanto privada.

Para que serve o Censo Escolar?

O portal do Inep explica:

Os dados coletados são fundamentais para a elaboração de diagnósticos sobre a educação brasileira, pois oferece subsídios estatísticos para o planejamento e acompanhamento das políticas públicas educacionais. Além disso, também contribui para a elaboração dos indicadores educacionais como, por exemplo, o IDEB.

Esse retrato da educação serve para a distribuição de recursos entre as escolas, pois determina quem mais precisa dos fundos, e auxilia a elaboração do Ideb, na medida em que oferece dados do fluxo e do abandono dos alunos nas redes escolares públicas.

Recursos como bibliotecas, merenda, transporte escolar, adaptação para crianças com necessidades especiais e até a criação de novas escolas têm como base os dados do Censo Escolar.

img_censo_interna

O último censo foi respondido por 233.971 professores

Quais os dados recolhidos?

Para conseguir essa fotografia da situação escolar de cada ano, o Censo Escolar divide seus esforços em quatro grandes grupos de dados:

  1. Escolas – dados sobre a parte física da instituição: quais tipos de salas tem, as condições dos materiais e locais, tipo de banheiros, se é adaptada para portadores de deficiência, quais recursos disponibiliza (TV, computadores, etc.) entre outros.
  2. Turmas – que tipo de atendimento (escolarização, atividade complementar, sistema prisional, etc.), horários, modalidade, etapa, disciplinas, etc.
  3. Alunos – sexo, raça, idade, se têm e qual o tipo de deficiência, se usam transporte escolar, local de nascimento, entre outros.
  4. Profissionais – dados de quem trabalha com os alunos: além de professores, monitores e técnicos. Dados como sexo, idade, raça, escolaridade, disciplina que ministra e outras.

Da onde vêm os dados?

O responsável pela coleta dos dados é o Inep, mas a coleta tem caráter declaratório. A partir do portal Educacenso, todas as escolas públicas e particulares precisam de um representante cadastrado que vai informar os dados daquele ano.

Para recolher os dados, um representante da escola (por exemplo, o diretor) deve se cadastrar usando seu CPF no portal Educacenso. Geralmente, o início da coleta tem sido a última quarta-feira do mês de maio, mas em 2015 será entre 8 de junho a 12 de agosto. Os dados devem representar a escola a situação que ela se encontrava até 27 de maio de 2015.

Portanto, é a própria escola que cadastra seus dados e sua situação. É obrigatório que os dados condigam com a realidade da escola, mas eles podem ficar defasados de um ano para outro. Dessa forma, nem sempre os dados reportados são idênticos à realidade naquele instante. Ainda assim, é uma boa forma de se ter uma visão das escolas públicas e particulares do Brasil.

O prazo para o preenchimento do Censo Escolar 2015 no Portal Educacenso é de 8 de junho a 12 de agosto e deve refletir a realidade da escola em 27 de maio deste ano. Não perca!

Fique atento!

Os dados do Censo Escolar 2014 já estão disponíveis no QEdu. Quer ter acesso sem restrição aos dados detalhados? Basta cadastrar-se. É rápido e gratuito. Se você já é cadastrado, basta fazer login e buscar o estado, a cidade ou a escola que deseja obter informações.

Cadastre-se agora    ou    Faça Login


Comunicadora social por formação, programadora front-end por profissão, navega entre os universos das Humanas e das Exatas dando seus pitacos aqui e acolá.

Comentários

comentário(s)