Campanha nacional pede internet rápida nas escolas; veja como participar

No Brasil, 40% dos jovens entre 15 e 17 anos deixam os estudos por falta de interesse. Para eles, provavelmente ficar em casa jogando videogame é mais atrativo do que ir diariamente para a escola. Mas e se o aluno tivesse formas mais interessantes e divertidas de aprender na própria escola? Já há, por exemplo, muitos conteúdos educativos gratuitos disponíveis na internet. O problema é que mais de 80% das escolas públicas brasileiras não têm internet rápida o suficiente para acessar esses e outros materiais educativos. E a educação perde muito com isso.

O papel dos jogos digitais no aprendizado

Diversos estudos no Brasil e no exterior mostram que vídeos e jogos podem deixar a aula muito mais interessante. Uma pesquisa desenvolvida por Rafael Savi e Vania Ulbricht, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), elencou alguns benefícios que os jogos digitais educacionais podem trazer aos processos de ensino e aprendizagem. O primeiro é o efeito motivador, já que conseguem divertir, entreter e incentivar o aprendizado “por meio de ambientes interativos e dinâmicos”; já o segundo é que os jogos digitais servem como facilitador do aprendizado, pois ajudam na aquisição de novos conteúdos e contribuem no desenvolvimento da capacidade de resolução de problemas, raciocínio dedutivo e memorização.

Criança brincando com jogos digitais educativos na escola.

Créditos: Portal Aprendiz

O terceiro benefício é o desenvolvimento de habilidades cognitivas, visto que o jogador precisa elaborar estratégias e entender como os elementos diferentes do jogo se relacionam. A socialização é mais um dos benefícios dos jogos digitais, pois exigem que os jogadores se aproximem e formem times que, apesar de competirem com outras equipes, precisam agir cooperativamente com seus companheiros.

O papel da internet no aprendizado

A educação brasileira enfrenta muitos desafios. Uma internet rápida nas escolas pode ajudar a virar esse jogo, afinal, em um mundo cada vez mais conectado, é urgente que as escolas públicas brasileiras tenham acesso rápido à internet. O programa Banda Larga nas Escolas, que determina uma conexão de 2 MEGA, ainda é muito pouco, e muitas vezes não chega até as salas de aula ou aos laboratórios de informática. Por isso, é preciso de mais.

Além de democratizar o conhecimento, a internet na escola pode ser o catalisador de uma educação de qualidade em grande escala no país. Para se ter uma ideia, já existem programas que identificam os pontos em que os alunos têm dificuldades e ajudam os professores a dar uma aula mais personalizada. Para isso, é necessário que se crie a infraestrutura adequada para aumentar a velocidade da internet nas escolas.

Sabendo da importância e benefícios da internet nas escolas, foi lançada a campanha Internet na Escola, desenvolvida pela Fundação Lemann, Instituto Inspirare e nossascidades.org.

Como você pode ajudar

Ter internet rápida em todas as escolas públicas do país depende também da sua mobilização. Veja como você pode ajudar nessa causa em três passos:

missao1

Mais de 6 mil e-mails já foram enviados. Que tal o próximo e-mail na caixa de mensagens da presidenta ser o seu?

missao2

Faça o teste de velocidade e descubra como está a conexão da sua escola. É rápido e automático.

Veja abaixo o Mapa da Conectividade, construído a partir dos testes dos usuários nas escolas:

missao3

Seja um puxador do Bonde da Conexão. Organize o Dia da Conectividade na sua escola no dia 23/10.

Superar desafios de infraestrutura não é tão fácil, mas podemos dar nossa mão e chegar lá. Ajude sua escola a ter uma internet de qualidade e seja pivô da transformação do seu bairro!


Jornalista que adora e vive das mídias sociais e da comunicação na internet. Paraense tomador de açaí. Curioso que aprende por aprender, porque há poucas coisas melhores do que a satisfação de aprender de tudo um pouco e ser cheio de cultura inútil.

Comentários

comentário(s)