QEdu Provas em Taubaté: engajamento que faz a diferença

Criança realizando avaliação em Taubaté

Estudante da rede municipal de Taubaté realizando avaliação de rede no QEdu Provas

Em nosso trabalho na Associação QEdu, é comum nos depararmos com redes de educação que, através de muito suor e trabalho duro, movem montanhas para superar desafios e fazer com que seus alunos aprendam mais e melhor. E para nós é uma satisfação imensa criar ferramentas que auxiliam na transformação dessas realidades e que, por consequência, geram impacto positivo na educação brasileira.

Uma das ferramentas que criamos é o QEdu Provas. Com ela, ajudamos as redes a aplicarem mais e melhores avaliações. Por conta do processo de aplicação ser feito utilizando tecnologia, geramos também economia de recursos e tempo. Assim, os profissionais da secretaria, gestores e professores recebem os resultados em tempo hábil para tomar decisões pedagógicas e estratégicas, gerando as melhorias necessárias para aumentar o aprendizado de seus jovens.

Além de criar as ferramentas, também fazemos questão de compartilhar as experiências que vimos e vivenciamos, pois histórias inspiradoras precisam ser espalhadas. E uma dessas histórias é sobre o poder transformador da criatividade, união e engajamento, demonstrados pelos profissionais da secretaria municipal de Taubaté durante as aplicações do QEdu Provas na rede.

Em um primeiro momento, foram aplicadas avaliações, utilizando o QEdu Provas, em 3 escolas de 6º e 9º anos, durante o mês de junho de 2017. Relatamos como foi essa primeira experiência com detalhes em outro texto. Agora vamos contar para você, nas próximas linhas, os desdobramentos dessa experiência e de como a rede se engajou utilizando criatividade e muita força de vontade para superar os novos desafios encontrados.

Expandindo o QEdu Provas para outras escolas da rede

Após o sucesso das primeiras aplicações do QEdu Provas em Taubaté, iniciamos uma expansão gradual da ferramenta na rede. Em outubro de 2017, passamos de 3 para 18 escolas realizando as avaliações. Alguns desafios foram similares aos encontrados nas primeiras aplicações. Um deles era a pouca quantidade de computadores disponíveis nas escolas. Naquele primeiro momento, os gestores e professores tiveram a ótima ideia de dividir as turmas em dois ou três grupos, para que todos os alunos pudessem realizar a avaliação.

Porém, com mais escolas realizando as provas, vimos os profissionais da secretaria, gestores e professores não se abalarem com a falta de computadores nas outras escolas e mais soluções criativas foram encontradas para contornar essa situação.

Uma delas foi implementada pela equipe de informática da secretaria. Ao perceberem a necessidade de se ter mais computadores para a aplicação, eles desenvolveram uma forma para que algumas máquinas pudessem ser usadas por mais de um aluno ao mesmo tempo, apenas necessitando de novos teclados, mouses e monitores. Essa ação fez com que a rede não precisasse adquirir novos gabinetes, reduzindo custos e duplicando a capacidade de recursos para realizar a aplicação.

Parte da equipe do QEdu com profissional da secretaria que desenvolveu a solução para otimizar os computadores

Parte da equipe do QEdu com profissional da secretaria que desenvolveu a solução para otimizar os computadores

Em outros locais com situação mais crítica em relação à carência de tecnologia, alguns professores e gestores elevaram a noção de mobilização e engajamento para outro nível: trouxeram seus próprios notebooks de casa, cedendo-os aos alunos para que pudessem realizar a avaliação no QEdu Provas. Além disso, outras escolas utilizaram os computadores da sala dos professores e da direção para que todos os alunos tivessem a oportunidade de realizar a avaliação. Apesar da complexidade dos desafios, cada obstáculo foi superado graças a criatividade e dedicação da rede!

Mesmo encontrando um cenário com tantas adversidades, a garra e força de vontade desses profissionais fez com que as adversidades encontradas nas aplicações fossem contornadas. A rede provou que a limitação de recursos pode ser superada com alinhamento e engajamento, não sendo um limitante para quem quiser utilizar tecnologia para transformar sua realidade educacional.


A realidade da rede municipal de Taubaté é similar a de muitas outras redes espalhadas pelo país. Equipes enxutas, poucos recursos tecnológicos e internet que muitas vezes oscila ou falha pode, em um primeiro momento, desanimar as equipes que desejam utilizar tecnologia para transformar sua realidade. Queremos que este exemplo de Taubaté inspire você e outras redes a sonharem grande e acreditarem que é possível fazer muito com poucos recursos.

E no intuito de tangibilizar as experiências relatadas nesses textos, criamos um vídeo com depoimentos dos profissionais de Taubaté e imagens dos estudantes aplicando as avaliações, para você se sentir como se estivesse com eles nessa jornada de transformação:

O trabalho realizado por Taubaté o inspirou a também querer levar tecnologia para sua rede e transformar o seu processo de avaliações? Então entre em contato conosco! Estamos levando o QEdu Provas para outros cantos do Brasil e queremos conhecer novas redes engajadas em gerar mudanças positivas em seu cenário educacional.

 

Registre-se gratuitamente para saber mais

Dorly Neto
Dorly é Growth Hacker do QEdu. Busca sempre alinhar tecnologia e sensibilidade para contar boas histórias e encantar as pessoas.

Comentários

comentário(s)