Aplicar avaliações de rede não precisa ser complexo! E Barueri é a prova.

Em nossa última postagem no Blog do QEdu, escrevemos sobre nosso sonho de transformar a educação brasileira usando tecnologia e dados. Uma das formas pela qual estamos fazendo isso é com o QEdu Provas, nossa ferramenta digital de provas que ajuda as Secretarias de Educação a descomplicarem as avaliações de rede no país. Ao permitir que as provas sejam realizadas com mais qualidade e eficiência, melhores resultados são gerados, aumentando as chances dos estudantes aprenderem mais!

Já te contamos um pouco de como foram as primeiras aplicações do QEdu Provas no município de Caieiras. A forma como essa rede de ensino se engajou para fazer as aplicações acontecerem e de como diretores e professores se apropriaram dos resultados das avaliações para gerar melhorias pedagógicas mostrou que é possível trazer tecnologia para dentro da sala de aula como uma aliada e ajudar os professores e gestores a terem resultados melhores.

Mas Caieiras conta com apenas 12 escolas de Ensino Fundamental regular, então pode ser considerada uma rede de ensino pequena. Isso pode fazer você se perguntar: “não é mais fácil aplicar avaliações nessa situação?”. Neste post vamos falar de como ocorreram as aplicações do QEdu Provas em um contexto diferente, em uma rede maior: Barueri.

Aplicação do QEdu Provas em Barueri

Quando olhamos para uma rede de médio porte como Barueri, coordenar dezenas de escolas é um grande desafio. Algumas possuem níveis socioeconômicos bem diferentes, o que pode acarretar em uma alta evasão ou abandono escolar. E a quantidade de escolas na rede, aliada à distância entre elas, faz com que a aplicação de avaliações de rede se torne mais complexa. Nessa hora, o QEdu Provas entra como uma solução! Usar tecnologia reduz a complexidade de aplicar avaliações de rede quando há muitas escolas e que se encontrem distantes entre si.

O tamanho e complexidade da rede de Barueri mostrou também outro desafio importante: a questão da falta dos estudantes. Quando muitos alunos não comparecem para fazer as provas, isso compromete os resultados das avaliações de rede, deixando professores e gestores com um diagnóstico limitado e consequentemente sem poderem elaborar planos de ação de qualidade.

Uma das escolas que aplicou o QEdu Provas se encontra em um local distante e possui um nível socioeconômico baixo. Esses dois fatores se refletiam em um alto índice de faltas por parte dos estudantes, que às vezes precisavam pegar até dois ônibus para ir estudar. Usar o computador para aplicar a prova garantiu flexibilidade para os professores poderem aplicar a avaliação, em outro momento, para os alunos que tiveram dificuldades de chegar. Assim, os resultados das provas mantiveram a qualidade e o problema foi solucionado.

Jovem fazendo avaliação no QEdu Provas

O QEdu Provas ajudou Barueri a reduzir a complexidade de aplicar avaliações de rede em um contexto com muitas escolas e distantes entre si. Também ofereceu flexibilidade para os professores adaptarem a aplicação de acordo com a rotina específica de suas escolas e dos alunos. Usar tecnologia rompeu barreiras!

Qual o segredo para fazer isso tudo acontecer? Trabalhar em equipe junto com a Secretaria de Educação e as escolas. O QEdu Provas está sendo feito a quatro mãos com esses atores que estão revolucionando a educação brasileira. E nada melhor do que eles contarem essa história:

Sua rede também possui desafios similares para aplicar avaliações? O QEdu Provas pode ajudar você a resolver esses problemas! Cadastre-se gratuitamente em nossa comunidade e fique por dentro das novidades que estamos trazendo para ajudar a transformar a educação brasileira.

Registre-se gratuitamente para saber mais


Dorly é Growth Hacker do QEdu. Busca sempre alinhar tecnologia e sensibilidade para contar boas histórias e encantar as pessoas.

Comentários

comentário(s)