QEdu Provas em Taubaté: união e criatividade como diferenciais!

Muitos profissionais que aceitam trabalhar na educação pública se vêem diante de imensos desafios, dos quais alguns parecem até impossíveis de se resolver. Equipe enxuta, poucos computadores, falta de internet banda larga e tempo escasso para tantos afazeres são alguns destes desafios. Como a rede pode utilizar mais tecnologia, tomar melhores decisões e apoiar mais o professor nesse contexto?

De fato não existe solução simples. Por isso, a Associação QEdu existe para ser o braço direito das redes que querem transformar sua realidade educacional, utilizando tecnologia e dados. Uma das formas pelas quais fazemos isso é por meio do QEdu Provas. Com essa ferramenta, ajudamos as secretarias de educação a aplicarem avaliações de rede de forma digital e entregamos resultados a tempo dos profissionais da secretaria, gestores e professores tomarem ações que façam nossas crianças aprenderem mais e melhor.

Sabemos que nosso país é imenso, assim como os desafios encontrados no dia-a-dia das pessoas que trabalham com educação. Muitos se perguntam se é possível usar tecnologia mesmo com poucas máquinas disponíveis e internet que muitas vezes oscila ou falha. Nós acreditamos que sim e apresentaremos uma prova disso.

Taubaté: uma equipe enxuta, criativa e grandiosa


Parte da equipe do QEdu junto com os profissionais da rede de Taubaté

Antes de conhecer o QEdu Provas, Taubaté já sabia da importância de aplicar avaliações. Não como uma forma de punir ou controlar, mas como uma maneira de diagnosticar o que precisa ser melhorado e atuar pedagógica e estrategicamente a partir das evidências geradas pelos resultados dos estudantes. A rede aplica suas avaliações mensalmente, para os 5º e 9º anos, com questões de português e matemática. Sabe quantas impressões são necessárias para realizar as avaliações nas 60 escolas da rede? 65.000 cópias! Ao longo do ano letivo são feitas em torno de 600.000 impressões. Para muitas redes no Brasil, o alto custo de se produzir tantas provas é um enorme impeditivo.

Além do custo do material, o trabalho logístico e a coordenação para aplicar as provas e devolver os resultados para toda a rede é imenso. Quando esse cenário encontra um quadro enxuto de profissionais, é muito provável que haja sobrecarga nos envolvidos. Maria do Carmo Berthoud, Supervisora Pedagógica da rede, nos relatou que já perdeu as contas de quantos finais de semana foram dedicados por ela e sua equipe aos preparativos necessários para aplicar todas essas avaliações em papel, além do tempo e esforço para correção e tabulação dos resultados. Todo esse processo fazia com que as devolutivas demorassem a chegar nas mãos dos professores e gestores.

Aplicar as avaliações de rede via QEdu Provas fez Taubaté economizar tempo, energia e recursos através do uso de tecnologia. Com a aplicação utilizando recursos tecnológicos, menos papel foi gasto na aplicação. Pelo fato de as provas serem distribuídas de forma digital, menos tempo foi consumido na preparação e coordenação das aplicações. E, por conta da correção e compilação dos resultados serem feitos de forma digital, a rede não teve trabalho para organizar, corrigir e tabular as respostas dos estudantes.

Primeiras aplicações do QEdu Provas na rede


Estudante de Taubaté realizando avaliação utilizando o QEdu Provas

Em maio deste ano, as primeiras aplicações das avaliações de rede de Taubaté, utilizando o QEdu Provas, foram realizadas em três escolas, para os 6º e 9º anos.

Similar à realidade de várias outras redes no Brasil, as escolas não contavam com laboratórios de informática com diversos computadores. A internet, via rádio, tinha problemas de estabilidade. No entanto, isso não foi um problema para que os gestores e professores de Taubaté aplicassem as avaliações. Uma solução encontrada foi dividir as turmas em dois ou três grupos, aplicando as avaliações em momentos distintos. Essa solução simples e criativa, que veio dos próprios professores da rede, permitiu que todos os alunos das séries realizassem a avaliação, sem comprometer os resultados e reduzindo custos por não precisarem ter impresso milhares de cópias em papel.

O uso de tecnologia com o QEdu Provas permitiu que Taubaté tivesse flexibilidade para aplicar as avaliações, se adequando à realidade tecnológica das escolas. A rede organizou a aplicação da melhor forma para ela, dividindo as turmas ou até combinando crianças de turmas diferentes para que realizassem as provas juntas. Além disso, manteve a redução de custos e garantiu que os resultados chegassem a tempo de os gestores e professores poderem diagnosticar o que precisa ser melhorado e tomar ações para que as crianças e jovens da rede aprendessem mais e melhor.

Expandindo para outras escolas

Estudante de Taubaté realizando avaliação utilizando o QEdu Provas

Um dos motivos principais para as primeiras aplicações em Taubaté terem sido um sucesso por conta de os profissionais da secretaria e das escolas estarem alinhados sobre a importância de se aplicar as avaliações de rede utilizando o QEdu Provas. Eles tinham noção clara dos benefícios que a aplicação das provas no formato digital trariam para as escolas e para a rede como um todo, gerando melhorias pedagógicas e estratégicas a partir da análise e apropriação dos resultados, além da redução de custos e otimização do tempo.

A parceria entre o QEdu e Taubaté evoluiu e, em outubro, expandimos as aplicações do QEdu Provas para 18 escolas, impactando mais de 1.300 estudantes. Novos desafios e obstáculos foram encontrados pelos profissionais da secretaria, gestores e professores. Como eles superaram os problemas dessa vez? Aconteceram tantas coisas incríveis que a resposta para essa pergunta ficará para um próximo texto. Fique atento ao nosso blog para descobrir!

As aplicações do QEdu Provas em Taubaté foram um sucesso por conta do alto engajamento e força de vontade dos profissionais da rede. E nós compilamos alguns depoimentos desses heróis e imagens dos estudantes realizando a prova em um vídeo especial para você sentir como se estivesse lá, superando os desafios junto com eles:


São exemplos inspiradores como esse dos profissionais da rede de Taubaté que nos motivam a trabalhar para criar soluções que auxiliem na transformação da realidade educacional do Brasil, por meio do uso de tecnologia e dados. Sabemos que diversas redes do país passam por desafios similares e por isso nós criamos o QEdu Provas, uma solução simples e cada vez mais acessível, respeitando as limitações tecnológicas encontradas nas escolas brasileiras.

Identificou-se com a história de Taubaté? Quer transformar as aplicações de avaliações da sua rede, utilizando tecnologia? Estamos começando a levar o QEdu Provas para outros lugares do Brasil e sua rede pode ser uma das parceiras nesse processo. Conte-nos um pouco mais sobre você, pois estamos procurando pessoas engajadas em usar tecnologia e dados para transformar a educação conosco.


Dorly é Growth Hacker do QEdu. Busca sempre alinhar tecnologia e sensibilidade para contar boas histórias e encantar as pessoas.

Comentários

comentário(s)