O ano de 2014 foi de muitas conquistas para o QEdu.org.br, e aprendemos ainda mais sobre a educação brasileira. Todos esse aprendizado foi alcançado com muitos erros e acertos. Com os erros aprendemos e crescemos, com os acertos fomos reconhecidos nacionalmente. Em 2014, trouxemos para casa dois grandes prêmios, reconhecimento do nosso trabalho pela educação básica e pela transparência de dados abertos.
Recebemos o Prêmio Mário Covas em julho deste ano, na categoria “Governo Aberto”. O prêmio reconhece iniciativas inovadoras e de excelência que apoiam a modernização da administração pública paulista. Desde o ano passado tem aceitado inscrições de projetos da sociedade civil que seguem na mesma linha. O QEdu, um dos primeiros projetos não-governamentais a serem premiados, foi reconhecido por disponibilizar dados oficiais em formato que facilita o acesso e o entendimento de toda a sociedade.
Por ser referência em informações educacionais no Brasil, o QEdu venceu também o prêmio ARede 2014, na categoria “Especial Educação”. A iniciativa foi reconhecida por proporcionar a gestores, professores e a toda a sociedade o acesso fácil e compreensível de informações educacionais, que geralmente são disponibilizadas em planilhas complexas pelos órgãos oficiais do governo.
Além desses dois prêmios, o QEdu foi finalista no Prêmio Brasil Criativo, na categoria Design. Foi uma experiência nova concorrer em uma categoria que está ligada à face técnica do portal e não diretamente à educação e ao acesso a dados abertos. Representantes do time QEdu foram até São Paulo participar da premiação, que ocorreu no Auditório do Ibirapuera, e conhecer os demais projetos finalistas que usam a criatividade como solução para o desenvolvimento da Economia Criativa no Brasil.
Em 2015, queremos mais. E faremos muito mais para continuarmos sendo reconhecidos pela sociedade brasileira. O objetivo? Fazer com que cada vez mais pessoas de todos os cantos do nosso imenso país conheça o QEdu e possa utilizar nossas informações e conhecimentos para transformar a realidade da educação brasileira.