Dados do Censo Escolar 2014 estão disponíveis no QEdu

Apesar do número de escolas ter caído entre 2013 e 2014 (são 2033 escolas a menos no Brasil), a quantidade de escolas acessíveis para pessoas com deficiência aumentou de 41.600 para 44.453 unidades entre escolas públicas e particulares, urbanas e rurais. Aliás, comparando 2013 e 2014, podemos ver que vários itens de infraestrutura melhoraram: são mais escolas com bibliotecas, sala para professores, sala de atendimento especial e outros.

Confira aqui todos os dados do Brasil.

Se hoje temos esses dados é porque chegou o grande momento: os dados do Censo Escolar 2014 já foram liberados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e estão disponíveis no QEdu.org.br. Agora você já pode visualizar os dados de 2014 e dos anos anteriores gratuitamente pelo QEdu.

Além dos novos dados, temos também um novo filtro para 2014 e os anos anteriores: agora você pode ver também o Censo Escolar por tipo de Escola, seja de Ensino Infantil regular (creche e pré-escola), Ensino Fundamental Regular (anos iniciais e anos finais), Ensino Médio Regular, Educação Especial Substitutiva ou Educação de Jovens e Adultos.

Ansioso? Vamos navegar juntos pelas novidades.

Dados do Brasil, dos estados e dos municípios

O Censo Demográfico nos dá uma fotografia da população do país a cada dez anos e o Censo Escolar, das escolas, anualmente. “Ambos falam sobre pessoas. Tiram um retrato atual das pessoas do país: onde vivem, qual sua família, quantos filhos e quais as suas idades, como trabalham, qual sua situação socioeconômica.”, conforme dissemos no post “O que o Censo Demográfico e o Censo Escolar têm em comum?”.

No QEdu oferecemos os dados do Censo Escolar mostrando a quantidade de escolas, de alunos matriculados e informações de infraestrutura.

Ao escolher ver os dados do país, temos os números em cada uma das etapas escolares. Dentro de cada estado, podemos comparar com as médias do Brasil. A bandeira indica em que ponto o país se encontra. Por exemplo, no gráfico de Santa Catarina, na média as escolas fornecem mais alimentação que a média nacional; porém menos escolas, na média, oferecem água tratada.

screenshot-www.qedu.org.br 2015-08-15 09-24-28

A visão na escola é diferente. Não temos gráficos aqui, mas os dados que a escola respondeu no Censo Escolar. Essas respostas devem refletir a situação na última quarta-feira do mês de maio. Uma tabela mostra o endereço da escola e diversos dados de infraestrutura, como a acessibilidade, quantidade de funcionários, equipamentos e muito mais. Procure sua escola no QEdu e faça login para visualizar os dados.

Filtro por escolas

A principal novidade é o novo filtro de Escolas. Nele, você pode escolher ver todas as escolas, somente as com ensino infantil, fundamental, médio, com ensino de Jovens Adultos e com Educação Especial.

Com o novo filtro, você pode:

  • Obter o número de escolas que possuem matriculas em ensino médio e possuem biblioteca;
  • Obter o número de escolas que possuem matriculas em educação especial substitutiva e possuem dependências acessíveis aos portadores de deficiência;
  • Obter o número de escolas municipais que possuem ensino médio regular;
  • E muito mais.

Podemos ver, por exemplo, qual a média da de escolas de ensino infantil (creches e pré-escolas) com acesso a pessoas com deficiência e as diferenças entre escolas Rurais (à esquerda) e Urbanas (direita). Note que além do gráfico, a quantidade total de escolas também muda.

Explore!

As informações do Censo Escolar estão presentes por todo o portal. É através dele que sabemos qual o nome das escolas, munícipio, dependência administrativa (se é privada, municipal, estadual ou federal), localização (urbana ou rural) e situação de funcionamento (em atividade, paralisada ou extinta).

Além disso, a partir dos questionários preenchidos pelas escolas durante o Censo Escolar 2014, conseguimos saber sobre a infraestrutura e recursos.

Todas essas informações já estão atualizadas no QEdu com os dados de  2014. Acesse!


Comunicadora social por formação, programadora front-end por profissão, navega entre os universos das Humanas e das Exatas dando seus pitacos aqui e acolá.

Comentários

comentário(s)