Como ajudar a criança a não fazer mais cara feia pra Matemática?

A Matemática ainda é um bicho de sete cabeças para muitas crianças, principalmente para aquelas que não se dão bem com números. A consequência é que a criança pode crescer frustrada por não conseguir vencer este obstáculo. Mas e se fosse possível transformar esse bicho-papão em um cachorrinho amigo que, ao invés de assustar, ajudasse a compreender a matemática e a prender a atenção das crianças para o aprendizado?

Vários pesquisadores têm estudado o modo mais adequado de ensinar matemática. Para a psicopedagoga, consultora em educação matemática e coordenadora do curso de especialização em psicopedagogia no UNIFAI (SP) Luzia Faraco Ramos, o ensino da matemática deve começar com algo concreto, que busque o cotidiano da criança, depois ir para o ensino por meio de símbolos para só então passar para a abstração. Veja o depoimento completo da psicopedagoga no vídeo abaixo.

Mas para conseguir pôr em prática qualquer metodologia de ensino da matemática, é preciso considerar outros desafios. Um deles, muito evidente, é que está cada dia mais difícil de o ensino tradicional competir com a distração causada pela tecnologia.

Para Fábio Garcia, da Matere Educacional, a criança sente mais prazer em estudar quando está se divertindo, pois assim não sabem que estão em um processo formal de aprendizagem. Por isso, a Matere criou um jogo para engajar as crianças no aprendizado da matemática. A ideia de unir a tecnologia e a diversão para melhorar o aprendizado dos alunos deu vida ao “ O X da Questão”, nome escolhido porque “o x da questão” da matemática é a multiplicação.

imageBlogQEdu

Atualmente, para cada jogo que a Matere vende por meio de sua loja virtual, seja a versão Júnior (crianças de 7 anos ou mais) ou a versão Desafio (9 anos ou mais), a empresa doa outro. “A doação acontece através do evento que criamos e denominamos Dia da Tabuada. Trata-se de um dia diferente com a criançada, depois de terem sido avaliadas para serem divididas por idade e nível de conhecimento, priorizando a autoestima de cada uma, elas jogam com as crianças que realmente oferecem um desafio a ser superado”, explica Garcia. Além disso, a loja também oferece dicas para aprender a tabuada de multiplicação.

Até o momento, já foram realizados quatro eventos em instituições que assistem crianças carentes, como INFACAPE, Academia de Artes, Ceprol e na Escola Estadual Professora Efigência Vidigal, em Belo Horizonte (MG). “O homem é do tamanho do seu sonho, então, vamos sonhar com um mundo sem dificuldades em matemática, pelo menos nas operações básicas, porque sabemos que todo o restante é questão de lógica e aprimoramento”, finaliza.

Comentários

comentário(s)