X
    Categories: Bastidores

Todos os dados da educação básica no QEdu

Enfrentamos muitos desafios em 2014 para fazer com que todos os dados da educação liberados pelo governo esse ano chegassem até você o mais rápido possível e no modelo QEdu: fácil, intuitivo e compreensível.

Nossa equipe de desenvolvedores precisou preparar os códigos do portal para importar uma grande quantidade de dados. Antes, os dados precisaram passar por um tratamento para que o formato das planilhas ficassem de acordo com a nossa plataforma e os dados pudessem ser importados sem erros.

Paralelamente, tivemos uma equipe de especialistas em educação da Meritt e da Fundação Lemann, responsáveis pelo QEdu, trabalhando na análise e interpretação dos dados para que, mais que números, entregássemos aos nossos usuários informações e conhecimento úteis para o dia a dia e para transformar a realidade da educação brasileira.

Em 2014, nossos usuários tiveram acesso a diversos dados da educação básica brasileira. Atualizamos o QEdu com novos dados do Censo Escolar, Taxa de Rendimento e Distorção Idade-Série de 2013. Incorporamos ainda os dados do antigo Portal Ideb e, junto a isto, atualizamos os dados do principal índice de avaliação da educação básica com os resultados de 2013, mostrando como está a situação das escolas, cidades e estados..

Fechamos o ano importando para o QEdu os resultados das escolas no Enem, para agregar em um só local todas as grandes avaliações e informações sobre a educação básica brasileira. Assim, o QEdu se consolidou em 2014 como o maior portal de informações educacionais do Brasil, reconhecido nacionalmente pela sociedade, pela imprensa e até pelos órgãos oficiais do governo.

Kleiton Reis :Jornalista que adora e vive das mídias sociais e da comunicação na internet. Paraense tomador de açaí. Curioso que aprende por aprender, porque há poucas coisas melhores do que a satisfação de aprender de tudo um pouco e ser cheio de cultura inútil.