Como aplicar avaliações de forma simples, acessível e efetiva

Já pensou como seria se aplicar avaliações de rede fosse algo simples? Em maio de 2017, ao entender os problemas que a maioria das secretarias de educação brasileiras enfrenta quando o assunto é avaliação – como alta complexidade na formulação e na aplicação das provas, custos elevados de impressão e logística, muito trabalho para equipes pequenas e sobrecarregadas –, criamos o QEdu Provas, uma solução digital e online para avaliações de rede descomplicadas, acessíveis e efetivas.

Ao longo deste um ano e meio, cidades de todo o país têm melhorado o seu processo de avaliação com o QEdu Provas. É o caso de Novo Horizonte, no interior paulista. Localizada a cerca de 400 quilômetros de São Paulo, a cidade tem quase 40 mil habitantes e compartilha do mesmo desafio que muitos municípios brasileiros: uma arrecadação que não supre todas as demandas. “Por isso, decidimos priorizar a educação”, diz Toshio Toyota, Prefeito de Novo Horizonte. “O primeiro passo foi montar uma equipe gestora que tivesse conhecimento para implementar o programa educacional em nossa cidade”, complementa. Uma das medidas adotadas pela equipe pedagógica foi implementar avaliações semanais em todas as escolas da rede. A prática, apesar de gerar resultados importantes para Novo Horizonte, carrega diversos desafios para se manter operante, como muito trabalho na elaboração das provas e na tabulação dos resultados e custos elevados de impressão e distribuição das avaliações.

No ano passado, a Associação QEdu se juntou ao Google e à Fundação Lemann para apoiar todo o processo de avaliação da rede com o QEdu Provas. “Um olhar dos especialistas conseguiu nos mostrar algo que de repente a equipe não conseguia visualizar”, diz Paulo Magri, Secretário de Educação de Novo Horizonte. “O QEdu Provas é uma plataforma que nos orienta em âmbito de níveis de proficiência, como está e o que eu preciso fazer para melhorar”, complementa.

Veja no vídeo como o QEdu Provas está ajudando redes de educação a realizarem avaliações simples, efetivas e acessíveis, melhorando a qualidade do ensino:

Além das avaliações, o QEdu Provas também entrega, em poucos dias, relatórios detalhados sobre o desempenho nas provas de cada escola, turma e aluno, munindo os gestores com informações validadas para a tomada efetiva de decisão. “Nosso debate no HTPC [Horário de Trabalho Pedagógico Coletivo] ficou muito mais profundo”, afirma Ademir Almagro, Coordenador Pedagógico na EMEF Hebe de Almeida Leite Cardoso. “Hoje nós debatemos os números e a opinião que vem na sequência, realizando uma reunião semanal com muitos dados e que realmente funciona”, finaliza.

Para secretarias de educação que querem descomplicar suas avaliações de rede, o prefeito Toshio Toyota tem um recado: “O QEdu é um grande parceiro para cidades que buscam melhorar a qualidade da educação. Com certeza o município e consequentemente o aluno ganharão muito”. Se você trabalha com gestão pública e quer saber como levar o QEdu Provas para sua rede, “clique aqui” e nos conte um pouco mais sobre você e os desafios de sua rede. E se você não trabalha na educação pública mas quer apoiar essa solução a ir ainda mais longe, saiba como “clicando aqui”.

Vem com a gente melhorar a educação do país?


Clique aqui e compartilhe essa história com sua rede!

Vitor Leite
Um contador de histórias apaixonado por descobrir o que está nas entrelinhas.

Comentários

comentário(s)