“A Educação que eu faço” precisa ser sustentável para transformarmos o Brasil

O QEdu está convocando a sociedade para arregaçar as mangas e colocar as mãos na massa para fazer a educação que tanto sonhamos na campanha #AEducaçãoQueEuFaço. A ideia é destacar práticas que já estão dando certo e valorizar essas iniciativas que estão transformando a educação do nosso país.

Desde 2013, rodo o Brasil para conhecer esses projetos que estão fazendo a diferença pela educação e converso com centenas de pessoas de diversas áreas para compreender outras realidades, debater questões e apoiar projetos. Entretanto, nos últimos anos uma questão tem me preocupado cada vez mais: afinal, como garantir que essas iniciativas tão transformadoras não “morram” no meio do caminho, que sejam realmente sustentáveis?

Foi com essa provocação que lancei o Guia de Sobrevivência da Educação Inovadora. Ele traz reflexões e caminhos práticos sobre os dez principais desafios para que essa continuidade aconteça. Dar aulas no ensino básico e superior ou fazer um projeto em uma ONG ou até mesmo em um projeto educacional já é bastante trabalhoso. Muitas vezes, não conseguimos dar tanta atenção à colaboração, registro e divulgação do projeto, negociação com tomadores de decisão e até mesmo financiamento. Esses são alguns dos desafios que abordei no livro.

Ele não é uma receita de bolo. A ideia foi conversar com especialistas de diversas áreas para captar pontos de vista distintos e enriquecer a abordagem sobre cada desafio. Entrevistei professores de sala de aula, educadores informais, profissionais do Terceiro Setor, astrônomos, engenheiros, preparadores vocais e mentais, psicomotristas e outras pessoas que conseguem encontrar soluções criativas para esses desafios. Esse trabalho com cenários análogos enriqueceu muito a parte prática e provocativa do livro.

Convido você a conhecer mais sobre os entrevistados e o livro no site oficial.

Clique aqui e compartilhe essa ideia em seu Facebook! 

Caio Dib
Fundador do Caindo no Brasil e designer de serviço no Grupo Tellus. Formado em jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero, já integrou equipes de instituições como Abril Educação, Instituto Natura e Escola Santi. Autor de Caindo no Brasil: uma viagem pela diversidade da educação e Educação Reinventada: a tecnologia como catalisadora de uma nova escola. Caio também faz parte do conselho editorial dos cadernos Globo e da revista do Sindicato do Ensino Privado do RS (SINEPE/RS). Ele também é parte do comitê de inovação do curso de Pós Graduação “Gestão da Aprendizagem” da Universidade Braz Cubas e do conselho da Noc Educação.

Comentários

comentário(s)