Acaba de entrar em campo o time de colunistas do QEdu!

2018 não será apenas o ano em que a Seleção brasileira de futebol disputará o Hexacampeonato na Copa do Mundo da Rússia. Nesse ano, uma nova Seleção está nascendo e bem aqui no QEdu, com grandes craques que estão jogando um bolão nas salas de aula, secretarias de educação, universidades, ONGs e setor privado. Com esse time em campo, vamos oferecer para você um vasto leque de conteúdos e artigos sobre o cotidiano das escolas brasileiras, boas práticas educacionais e melhores formas de usar e se apropriar de dados, evidências e informações educacionais.

Temos a certeza que cada coluna criada por nossa Seleção será um gol de placa! Conheça os titulares do primeiro time de colunistas do QEdu:

Caio Dib

Caio Dib é fundador do Caindo no Brasil e designer de serviço no Grupo Tellus. Formado em jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero, já integrou equipes de instituições como Abril Educação, Instituto Natura e Escola Santi. Autor do livro Caindo no Brasil: uma viagem pela diversidade da educação e Educação Reinventada: a tecnologia como catalisadora de uma nova escola. Caio também faz parte do conselho editorial dos cadernos Globo e da revista do Sindicato do Ensino Privado do RS (SINEPE/RS). Também é parte do comitê de inovação do curso de Pós Graduação “Gestão da Aprendizagem” da Universidade Bráz Cubas e do conselho da Noc Educação.


Ernesto Faria

Ernesto Faria é graduado em Ciências Econômicas pelo Insper (2008), com extensão em Econometria Aplicada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe-USP, 2012), mestre em Gestão e Políticas Públicas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-EAESP, 2015) e doutorando em Organização do Ensino, Aprendizagem e Formação de Professores na Universidade de Coimbra. Especialista em cálculos e análises de indicadores educacionais, já passou pelo Todos pela Educação e pela Fundação Lemann, onde ficou 6 anos e coordenou a criação do portal QEdu e a série de estudos Excelência com Equidade. Em 2017, fundou o Iede – Interdisciplinaridade e evidências no debate educacional.


Gisele Cardoso Cordeiro

Gisele Cardoso Cordeiro é professora de Ciências da Rede Municipal do Rio de Janeiro, com 26 anos de experiência na área. Mestre em Tecnologia Educacional pelo Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde (NUTES/UFRJ) e especialista de EAD e Dificuldades de Aprendizagem. Também atua como professora universitária na área de Tecnologia Educacional e Prática de Ensino e atualmente ocupa o cargo de gerente de Inovação e Tecnologia Educacional da Secretaria municipal de educação do Rio de Janeiro (SME/RJ), a maior rede municipal de ensino do Brasil.

 


Gustavo Heidrich

Jornalista formado pela Universidade de Brasília é editor-chefe da revista Nova Escola e coordenador de projetos. Já foi repórter, editor e chefe de reportagem em revistas, jornais e portais de internet. Tem mais de dez anos de experiência na área de Educação e já colaborou com projetos para instituições como Unicef, Itaú Social, Instituto Votorantim, Fundação Vale, Instituto Natura. Fundação Travessia e outros. Escreverá nesse espaço sobre histórias humanas na Educação e políticas públicas.

 


Jaqueline Carvalho

Jaqueline Carvalho é graduada em Pedagogia pela UNICESPI e em Letras – Português, Inglês e respectivas literaturas pela Faculdade de José Bonifácio. Pós-graduada em Alfabetização, Letramento, Literatura e Inclusão pela Faculdade de Tecnologia Paulista e em Gestão em Direção, Supervisão e Mediação Escolar pela Universidade de Jales. Possui Mestrado em Linguagens e Letramentos pela Universidade Estadual Paulista, no qual pesquisou a Prova Brasil e seu impacto sobre as instituições escolares. Atualmente é Professora na União das Faculdades de Educação Continuada e do Instituto Jaguar de pós-graduação. Professora e coordenadora de Língua Portuguesa da Prefeitura Municipal de Novo Horizonte. Tem experiência na área de Letras, Linguística e Educação com ênfase em letramento, avaliação, avaliações externas, leitura e escrita. Ministra palestras e consultorias concomitantes com suas áreas de atuação e desenvolve materiais didáticos e itens calibrados às Matrizes de Referência.


Leonardo Rodrigues

Diretor de escola no município de Caieiras. Natural de São Paulo, cursou magistério, pedagogia, psicopedagogia além de diversos cursos voltados para formação pedagógica e gestão de pessoas. A paixão pela educação vem desde muito cedo. Trabalha há 14 anos por uma educação de qualidade atuando como professor e coordenador pedagógico em escolas da Rede Estadual de Ensino de São Paulo e alguns municípios da Grande São Paulo. Acredita que a formação docente é o caminho para levar o aluno à excelência de sua aprendizagem. Esta à frente de uma escola de ensino fundamental que atende alunos do 1º ao 5º ano e ministra aulas para a Educação de Jovens e Adultos no município de Franco da Rocha. Divide seu tempo entre trabalho e viagens de lazer onde aproveita para conhecer o contexto educacional nos diferentes lugares do país.


E não vamos ficar apenas no anúncio desse time: o pontapé inicial já foi dado! Confira o primeiro texto criado pelo Caio Dib, no qual ele fala um pouco sobre a problemática da evasão escolar: https://qedu.me/Caio-Dib-evasao-escolar

Fique atento em nosso blog para ler as próximas postagens dos nossos colunistas. Você também pode se cadastrar em nossa newsletter e receber as novidades por e-mail.

Boas leituras!


Dorly é Growth Hacker do QEdu. Busca sempre alinhar tecnologia e sensibilidade para contar boas histórias e encantar as pessoas.

Comentários

comentário(s)