Uma rede engajada + avaliações de qualidade = aprendizado adequado!

Quantos professores já perderam horas e horas dos seus finais de semana corrigindo provas? Quantos diretores e coordenadores pedagógicos têm dificuldades em entender como anda o desempenho dos estudantes de suas escolas? Quantas redes de educação não conseguem realizar avaliações com regularidade por conta dos altos custos de aplicação? Todos os dias, inúmeros profissionais da educação se deparam com esses desafios. Mas será que, em pleno século XXI, não podemos fazer nada a respeito para mudar esse cenário?

Motivados por conhecer os desafios reais das escolas públicas brasileiras e apaixonados pelo sonho de transformar a educação do país usando tecnologia e dados, nós voltamos para as salas de aula e conversamos com professores e gestores para entender como o QEdu poderia ajudar a resolver esse problema.

O QEdu Provas nasceu para descomplicar a aplicação de avaliações, usando tecnologia. O professor não vai perder tempo corrigindo prova e poderá planejar melhores aulas, os diretores e coordenadores poderão acompanhar o desempenho dos estudantes e planejar melhorias pedagógicas, as redes vão poder aplicar mais e melhores avaliações e os estudantes estarão mais motivados e aprenderão muito mais. Todos saem ganhando.

Aplicação do QEdu Provas em Caieiras

Você pode se perguntar: mas será que funciona na prática?

No começo deste ano, buscamos Secretarias de Educação que compartilham o nosso sonho de melhorar avaliações para transformar a educação. Criamos parcerias com quatro municípios e, entre maio e junho, aplicamos as primeiras avaliações usando o QEdu Provas. Foram escolas e séries diferentes, em contextos, regiões e cenários diversos, com estudantes do Ensino Fundamental de todas as idades.

Um dos quatro municípios foi Caieiras, em São Paulo.

Aplicação do QEdu Provas em CaieirasDesde o início, ficamos impressionados com o alinhamento interno da Secretaria de Educação. O que isso significa? Demonstra que gestores da rede, juntamente com diretores, coordenadores e professores estiveram engajados no aprendizado dos alunos e trabalharam em conjunto para facilitar a aplicação das avaliações do QEdu Provas.

Crianças de 10 e 11 anos não tiveram dificuldades de realizar a prova usando um computador. Melhor ainda: vimos crianças felizes por estarem executando uma nova experiência no mundo digital. Inclusive um jovem com necessidades especiais relatou que considerou “muito mais fácil e prático” realizar a avaliação no computador, em comparação às que já fazia no papel.

O comprometimento de todos os envolvidos possibilitou que as avaliações pudessem gerar resultados positivos na aprendizagem. Eles se apropriaram dos resultados gerados a partir da aplicação e é isso o que faz com que as avaliações gerem melhorias pedagógicas.

Professores e gestores utilizando os dados do QEdu Provas durante o HTPC

Como Caieiras se apropriou dos resultados?

Durante a realização do HTPC (Hora de Trabalho Pedagógico Coletivo) da Escola Municipal Manuel Hurtado, o diretor Leonardo Rodrigues se mostrou um grande líder pedagógico pela forma como conduziu a reunião. Com ele, professores e coordenadores analisaram os relatórios do QEdu Provas, nos quais são apresentados os resultados das avaliações aplicadas. Esses relatórios foram utilizados pelos professores e coordenadores para nortear ações pedagógicas, com o intuito de corrigir possíveis defasagens de ensino diagnosticadas. As avaliações precisam gerar ações.

Tudo o que criamos no QEdu é elaborado em conjunto com pessoas que trabalham diariamente com educação; e com o QEdu Provas não é diferente. Por isso, decidimos registrar em vídeo (que vale mais do que mil palavras!) como foi a aplicação em Caieiras, com depoimentos emocionantes dos envolvidos no processo. Como somos suspeitos para falar, então assista com seus próprios olhos:

E você, gostou? Se identifica com essa história? Acredita que é possível realizar avaliações que transformem a realidade do seu município ou Estado? Nós também! E isso é só o começo.

Queremos levar o QEdu Provas para o Brasil inteiro e a próxima aplicação pode ser na sua rede. Deixe seu contato com a gente e vamos te manter informado de tudo que está acontecendo por aqui.

Registre-se gratuitamente para saber mais


Dorly é Growth Hacker do QEdu. Busca sempre alinhar tecnologia e sensibilidade para contar boas histórias e encantar as pessoas.

Comentários

comentário(s)