Os dados mais recentes do Censo Escolar já estão disponíveis no QEdu!

Organizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o Censo Escolar é uma das ferramentas criadas pelo Governo Federal para priorizar o investimento de recursos e montar projetos que sejam implantados nas escolas, de acordo com as evidências coletadas por essa pesquisa.

Você consegue conferir os dados mais recentes do Censo Escolar no QEdu, clicando AQUI.


É possível extrair três conjuntos de informações a partir do Censo Escolar:

Nesta categoria encontra-se o número de escolas no Brasil (e também separado por Estados e municípios), a quantidade de alunos matriculados e o que compõe a infraestrutura da escola (se possui laboratório de informática, biblioteca, sala de leitura, etc).

As taxas de rendimento escolar de cada instituição são geradas a partir da soma da quantidade de alunos aprovados, reprovados e que abandonaram a escola ao final de um ano letivo. Elas são importantes porque geram o Indicador de Rendimento, utilizado no cálculo do Ideb.

Para calcular as taxas de aprovação, reprovação e abandono, o Inep se baseia em informações sobre o movimento e o rendimento escolar dos alunos, fornecidas pelas escolas e pelas redes de ensino municipais, estaduais e federais.

A distorção idade-série é a proporção de alunos com mais de 2 anos de atraso escolar. No Brasil, a criança deve ingressar no 1º ano do ensino fundamental aos 6 anos de idade, permanecendo no Ensino Fundamental até o 9º ano, com a expectativa de que conclua os estudos nesta modalidade até os 14 anos de idade. Todas as informações de matrículas dos alunos são capturadas, inclusive a idade deles.


Além disso, os resultados obtidos no Censo Escolar sobre o rendimento (aprovação e reprovação) e movimento (abandono) escolar dos alunos do ensino Fundamental e Médio são utilizados para o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), indicador que serve de referência para as metas do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), do Ministério da Educação.


Dorly é Growth Hacker do QEdu. Busca sempre alinhar tecnologia e sensibilidade para contar boas histórias e encantar as pessoas.

Comentários

comentário(s)