Um professor nunca deixa de ser um aluno

Professores sabem que maior do que a vontade de ensinar, é a vontade de aprender. E se você pudesse participar de cursos gratuitos para ensinar novos esportes na sua escola? Não se engane achando que a molecada gosta só de futebol: com novos incentivos, novos jogos, até quem não gosta de bola vai encontrar um esporte favorito. Começando por você!

Por que fazer cursos de esportes diferentes?

Como professor de educação física você já sabe que existe muito mais do que o clássico quarteto da bola: futebol, handebol, voleibol e basquetebol. O Transforma mostra que dá para ensinar diversos outros esportes com material alternativo e barato.

Mesmo que haja uma resistência dos alunos no começo das atividades, os novos esportes vão despertar a curiosidade e conquistar os alunos. Além disso, os esportes Paralímpicos incluem os alunos com deficiência nas aulas e estimulam o respeito entre as crianças e os adolescentes.

Não só os alunos aprendem. Você também descobre novas formas de se movimentar, de trabalhar outros músculos. Aprende novas regras e formas diferentes de distribuir os valores dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos entre seus alunos.

Aprenda gratuitamente, agora mesmo!

Comece se cadastrando no e-Proinfo e fazendo o curso de formação para Professor de Educação Física. Assim, sua escola ganha um selo na página do QEdu e você faz um curso online, em qualquer hora e lugar. Aqui você aprende sobre o Transforma e como a capacitação a distância funciona, descobre tudo sobre os movimentos Olímpico e Paralímpico e pratica novos esportes com os alunos.

Além desse ambiente de educação a distância você também pode aproveitar o conteúdo digital  gratuito no site do Transforma:

  • Guia Escolar Paralímpico, mostra os primeiros passos para conhecer e praticar os esportes para pessoas com deficiência;
  • Esportes de Rebatida, onde a bola bate e volta para o adversário, como o voleibol, volei de praia, volei sentado; tênis de mesa e tênis; róquei de grama; golfe; goalball e badminton.
  • Esportes de Invasão, onde a ideia é conquistar a quadra do adversário. Um monte de coisas que a gente já conhece, como basquetebol, basquetebol em cadeira de rodas, handebol e futebol com suas versões paralímpicas: futebol de 5 e futebol de 7. Mas além desses ainda temos os menos conhecidos no Brasil: rúgbi, rúgbi em cadeira de rodas e polo aquático.
  • Esportes de Combate: nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos temos competições de judô e taekwondo, boxe e luta olímpica e até esgrima, aquela luta com espadas finas dos Três Mosqueteiros.
  • Esportes de Marca, onde o que importa é bater recordes e chegar ao limite do corpo. Aqui a competição é contra todos os outros esportistas, não apenas um time ou oponente.
  • Esportes de interação com a natureza
    São aqueles nos quais o resultado da ação motora depende das condições climáticas e geográficas.
  • Esportes de precisão
    São aqueles nos quais o resultado da ação motora comparado é a eficiência e a eficácia de aproximar um objeto ou atingir um alvo.
  • Esportes de estéticos e rítmicos
    São aqueles nos quais o resultado da ação motora comparado é a qualidade do movimento segundo padrões técnico-combinatórios podendo ou não utilizar músicas.

formacao_prof_ed_fisica_interna

Hora da moçada se movimentar

Agora que você já fez os cursos online, vai poder ensinar aos seus alunos alguns dos esportes Olímpicos e Paralímpicos.

Veja na playlist do canal Rio2016 do Youtube como ensinar

  • Goalball, um esporte criado especialmente para deficientes visuais mas que pode ser jogado por todos, desde que seus olhos estejam vendados;
  • Futebol de 5, a versão paralímpica do tradicional futebol
  • Esgrima, a luta com espadas finas, e como confeccionar essas espadas para não gastar muito para ensinar.
  • Róquei sobre grama, a versão sem neve do esporte que visa levar a bola ao gol usando tacos.
  • Tiro com arco, onde além das regras você também aprende como confeccionar um arco e os equipamentos de proteção com materiais simples.
  • Badminton, um esporte inglês que lembra o tênis, mas que é jogado com uma peteca.

Não perca mais tempo: comece a aprender novos esportes hoje mesmo, ganhe o selo na página da sua escola no QEdu e motive suas crianças para torcer nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016!

Comentários

comentário(s)