O que o QEdu e os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016 têm em comum? A sua escola!

Você sabia que falta menos de um ano para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016? A edição vai ser a primeira na América do Sul, e o Rio de Janeiro terá a honra de sediar o evento. Você está pronto para torcer pelo Brasil? E a sua escola, já está preparada para entrar no espírito do maior evento esportivo do mundo?

post_inicial

Seus alunos podem aprender várias modalidades ainda pouco conhecidas nas aulas de educação física, como rúgbi, badminton e tiro com arco – e o momento dos Jogos Olímpicos é excelente para apresentar novas formas de se movimentar, interagir e respeitar os colegas. Quando falamos dos Jogos Paralímpicos, dos quais participam pessoas com deficiência, evidenciamos também a capacidade dos atletas em buscar medalhas nos esportes de alto rendimento.

Antes de lhe contar todas as oportunidades que os Jogos Rio 2016 podem oferecer para a sua escola – prepare-se, pois são muitas – queremos saber: o quanto você sabe sobre a história da competição?

Jogos Olímpicos: um pequeno histórico

O nascimento dos Jogos Olímpicos se deu há tanto tempo que se confunde com lendas e deuses da Grécia Antiga. Uma das histórias mais populares diz que Zeus e Hércules criaram os jogos. A data mais acurada de que se tem notícia é 776 a.C, quando foram encontrados registros de uma corrida a pé realizada a cada quatro anos.

Os Jogos Olímpicos como hoje conhecemos foram realizados pela primeira vez em 1896, em Atenas, na Grécia. Foi a primeira edição organizada pelo Comitê Olímpico Internacional, o COI, e contou com a presença de 14 nações e 241 atletas, que competiram em 43 eventos. Inicialmente, foi um desafio manter e cativar o público, mas, hoje, os Jogos Olímpicos são um sucesso: os de verão de 2012, última edição do megaevento, contaram com 10,7 mil atletas de 204 Comitês Olímpicos Nacionais.

Já os Jogos Paralímpicos têm uma origem mais moderna. Após a Segunda Guerra Mundial o doutor Ludwing Guttmann utilizava esportes como forma de fisioterapia para pessoas lesionadas ou amputadas na Guerra. Em 1948 houve a primeira competição entre atletas com lesão medular. A primeira edição dos Jogos Paralímpicos foi em 1960 e contou com cerca de 400 atletas vindos de 23 países, que competiram em 8 esportes, 6 deles ainda inclusos no programa de competição Paraolímpica (tênis de mesa, arco e flecha, basquete, natação, esgrima e atletismo).

As Olimpíadas são o período de 4 anos entre cada edição dos Jogos Olímpicos de Verão e  pelos Jogos Olímpicos de Inverno. Eles se alternam, os de inverno dois anos depois dos de verão, sempre nos anos pares. Além dessas duas festas, temos ainda os Jogos Paralímpicos, que, desde 1960, promovem a disputa por medalhas em modalidades paradesportivas de alto rendimento. Eles são realizados sempre no mês seguinte aos Jogos Olímpicos.

 

Rio 2016

A sede escolhida para os Jogos de 2016 foi o Rio de Janeiro e a cidade promete fazer bonito no ano que vem. Teremos 42 esportes Olímpicos, que incluem a volta das disputas de golfe, depois de 112 anos fora dos Jogos, e do rúgbi, após 92 anos de ausência. Já nos Jogos Paralímpicos são 23 esportes com duas novidades: canoagem e triatlo.

Todos os Jogos Olímpicos têm seus mascotes – os de 2016 contam com Vinícius, que representa nossa fauna. Tom é o mascote dos Jogos Paralímpicos e simboliza a flora nacional. Eles nasceram da alegria que foi saber que o Brasil seria a sede da edição de 2016 e carregam em sua imagem a força, a velocidade, a criatividade e outras virtudes dos atletas do nosso país.

post_encerramento

Será a primeira vez que a América do Sul vai sediar os jogos. Sua escola já sabe por onde começar?

Projeto Transforma

O portal Mais Equilíbrio explica que os esportes coletivos, como basquete, vôlei ou futebol, proporcionam troca de experiências e ajudam a criança a se relacionar melhor. Os esportes individuais, como tênis ou ginástica olímpica, exigem bom autoconhecimento, atenção individualizada e são bastante direcionados para um objetivo a alcançar. Ambos desenvolvem a coordenação motora e permitem trabalhar todos os músculos do corpo”. Se o esporte já tem tantas qualidades, os valores Olímpicos e Paralímpicos trazem ainda mais virtudes: respeito, amizade e superação de barreiras são algumas delas. Por isso, o Transforma é tão importante.

“Transforma é o Programa de Educação que leva os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 para dentro das escolas. O Transforma atua em parceria com as escolas criando oportunidades para estudantes de Ensino Fundamental e Médio vivenciarem os valores Olímpicos e Paralímpicos, experimentarem novos esportes e engajarem-se nos Jogos.”

O projeto visa levar o espírito dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos para as escolas, capacitando professores, funcionários e alunos para descobrir novos esportes. E todo mundo pode participar!

Não se preocupe: nas próximas semanas vamos explicar tudo que você precisa saber sobre o Transforma e como fazer sua escola ficar mais ligada nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016.

Participação do QEdu

O QEdu não poderia ficar fora dessa. Nosso portal vai ganhar uma nova aba para todas as escolas. Assim vamos descobrir quais escolas já fazem parte do Transforma e quais selos ainda faltam para que a sua instituição também participe. Já são mais de 9000 escolas envolvidas em mais de 2.000 municípios.

Captura de tela de 2016-03-11 11:11:18

Nas próximas semanas, o QEdu também vai falar bastante sobre o que o Transforma pode oferecer. Alguns dos temas são:

  • Os festivais esportivos
  • Cursos para coordenadorespedagógicos, professores e tutores dos alunos
  • Motivação dos estudantes

Cadastre-se agora mesmo no QEdu e curta nossa fan page para não perder nenhuma novidade!


Comunicadora social por formação, programadora front-end por profissão, navega entre os universos das Humanas e das Exatas dando seus pitacos aqui e acolá.

Comentários

comentário(s)