Festivais Esportivos promovem novos esportes

Você já ouviu falar do badminton? Já viu uma partida de hóquei sobre a grama? Consegue imaginar um jogo de voleibol sentado? Os Jogos Olímpicos e Paralímpicos são constituídos de diversos esportes que não são muito comuns no Brasil.

Para acender a chama Olímpica nos corações dos brasileiros, apresentar regras de jogos novos e colocar toda a comunidade em festa, o Transforma, Programa de Educação que leva os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 para dentro das escolas, organiza Festivais Esportivos em diversos espaços do Rio de Janeiro.

Esporte para todas as idades

Festivais Esportivos são eventos que acontecem desde 2014 e vão acontecer até o final de 2016 em diversos bairros do Rio de Janeiro. São dias inteiros de atividades com esportes Olímpicos e Paralímpicos, dos mais comuns aos pouco conhecidos, divulgando desde suas regras até seus valores para a comunidade. É aberto, gratuito e para todas as idades.

“O evento é organizado pelo Programa de Educação dos Jogos Rio 2016 em parceria com as confederações brasileiras de cada esporte. Os objetivos principais são engajar todas as regiões da cidade nos Jogos e apresentar novos esportes para o público em geral”, explica Vanderson Berbat, gerente geral do Transforma. Além disso, atletas consagrados e os mascotes Vinícius e Tom sempre marcam presença, alegrando a criançada.

Veja como foram os Festivais Esportivos que já aconteceram

O Transforma já realizou 13 edições de Festivais, com mais de 13 mil presentes. O primeiro Festival Esportivo aconteceu em novembro de 2014, e reuniu quase 500 pessoas em Santa Cruz. Conheça abaixo alguns dos festivais já realizados:

Jacarepaguá

Alguns esportes apresentados surpreendem o público. É o caso do rúgbi, como conta o instrutor Marcel Santos: “O Festival é importante para desmistificar algumas crenças equivocadas do rúgbi, como a de ser um esporte violento ou só para homens.” Ele também destaca o maior desafio para os atletas de primeira viagem. “Estamos acostumados com esportes onde a bola está sempre avançando, como futebol e basquete. No rúgbi, o passe só pode ser dado para trás, e é um pouco difícil de se acostumar no começo.”

Rocinha

Cerca de 1000 participantes puderam praticar futebol de 5, atletismo, vôlei, golfe, rúgbi, hóquei sobre grama, badminton, tênis, boxe, goalball, esgrima, bocha, judô, taekwondo, luta Olímpica e tiro com arco. A prática foi comandada por profissionais das federações estaduais e confederações brasileiras.

Um dos esportes mais procurados foi o tiro com arco. Paulo Casado, presidente da Federação Carioca, avaliou a experiência. “A experimentação foi maravilhosa, foi a nossa primeira vez na Rocinha. Trouxemos um arco para iniciantes e botamos o alvo a cinco metros de distância, assim as crianças menores também puderam participar.”

Maracanã

A experimentação esportiva foi oferecida para os participantes do tour do estádio. Depois de conhecerem os bastidores do Maracanã, visitantes de todas as regiões do país e do mundo, além de 350 crianças de escolas públicas do Rio de Janeiro, tiveram a oportunidade de serem atletas por um dia. Instrutores das confederações brasileiras de vôlei, vôlei sentado, rúgbi, tênis, goalball, hóquei sobre grama, esgrima, golfe e tiro com arco ensinaram as regras e movimentos básicos.

Miécimo da Silva

Entre os jovens mais animados estavam 30 alunos levados pela professora de Educação Física da rede municipal do Rio de Janeiro, Roberta Martins. “O Festival aguça a curiosidade em outros esportes, o que desperta mais vontade de participar das aulas. O Transforma nos apresentou modalidades que não aprendemos na faculdade, e nos mostrou como introduzi-las, tanto no quesito didático como no aproveitamento dos espaços e materiais”, declarou ela.

Niterói

O primeiro Festival Esportivo fora do município do Rio levou mais de 1000 pessoas ao Estádio Caio Martins. Além de mascotes e atletas famosos, o público pode tirar fotos com a Tocha Olímpica, que vai circular pelo país durante os 100 dias do revezamento.

Não fique fora dessa!

“Esse é, na minha opinião, o maior legado dos Jogos Rio 2016. Inserir outras modalidades no cotidiano das pessoas, além de poder descobrir talentos, vai incluir valores importantes para os profissionais de qualquer área de atuação. O esporte é o caminho da transformação”, disse o bicampeão Olímpico no vôlei, Giovane Gávio.

Verifique quando vão acontecer os próximos no site do Transforma!

Os Jogos Olímpicos e Paralímpicos não ocorrem apenas nas disputas esportivas. Um grande legado que o evento deixa para cidades e países que o abrigam consiste em apresentar novos esportes à população local e, por meio deles, disseminar os valores Olímpicos e Paralímpicos.

Fique atento ao site do Transforma para saber quando é o próximo evento. Com a série de vídeos “Aprenda a Ensinar”, disponível em nosso canal no Youtube, você pode também assistir ao passo a passo de instrutores e viabilizar a aplicação das modalidade esportivas na sua escola.


Comunicadora social por formação, programadora front-end por profissão, navega entre os universos das Humanas e das Exatas dando seus pitacos aqui e acolá.

Comentários

comentário(s)