Para que serve a Prova Brasil?

Andando Brasil a fora, percebemos que ainda existe em alguns locais uma sensação de que a Prova Brasil não serve para quase nada. Em alguns discursos ouvimos que a Prova Brasil é apenas gasto do dinheiro púbico. Será mesmo que o Brasil precisa investir nessa prova? O que ela traz de benefícios que a justifique?

É largamente conhecido o uso da Prova Brasil para fins de cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Mas os resultados da prova vão muito além e têm um papel fundamental para a educação brasileira.

Os resultados gerados a partir da Prova Brasil são utilizados, por exemplo, para “oferecer subsídios à formulação, reformulação e monitoramento de políticas públicas e programas de intervenção ajustados às necessidades diagnosticadas”.

Com o uso da Prova Brasil, pesquisadores de todo o Brasil, o MEC, os 26 estados mais o Distrito Federal, as mais de 5,5 mil secretarias de educação municipais e cada uma das escolas do país podem refinar o olhar sobre o que está e o que não está funcionando nos seus processos pedagógicos

Veja no infográfico abaixo todos os usos da Prova Brasil, segundo a portaria de divulgação da edição deste ano.

Infográfico Para que serve a Prova Brasil

Clique na imagem para ver em tamanho maior.

Além disso, a Prova Brasil tem um objetivo específico que merece uma atenção especial: “Fornecer informações sobre as unidades escolares que sejam úteis aos gestores da rede a qual pertençam às escolas avaliadas”. Para isso, o Inep divulga publicamente esses resultados e qualquer pessoa pode ter acesso.

No QEdu, os dados da Prova Brasil estão disponíveis na aba ‘Aprendizado’. Você já viu como está o aprendizado no seu estado, cidade ou escola? Os dados disponíveis no QEdu são gratuitos, mas alguns filtros requerem cadastro, também gratuito, para serem visualizados.

Cadastre-se

Se você já tem cadastro, faça login.


Jornalista que adora e vive das mídias sociais e da comunicação na internet. Paraense tomador de açaí. Curioso que aprende por aprender, porque há poucas coisas melhores do que a satisfação de aprender de tudo um pouco e ser cheio de cultura inútil.

Comentários

comentário(s)