Fique por dentro da estrutura da Prova Brasil

Os alunos da sua escola e da sua rede estão preparados para mais uma edição da Prova Brasil? Está prevista para novembro a realização de mais uma edição da avaliação. É um momento importante, pois o resultado desta avaliação permite que redes e escolas acompanhem e definam estratégias pedagógicas para melhorar a qualidade do aprendizado dos alunos, além de ser utilizado no cálculo do Ideb das escolas, municípios, estados e do Brasil.

Recebemos várias perguntas de professores e gestores com dúvidas sobre a estrutura da Prova Brasil, por isso resolvemos listar alguns pontos importantes que podem ajudar na preparação para essa avaliação.

1- Quem participa da Prova Brasil

Como a Prova Brasil se trata de uma verificação tão abrangente de aprendizado – avaliação censitária, aplicada a cada dois anos -, para que ela seja confiável é preciso que a escola se enquadre em alguns critérios para participar:

Escolas urbanas e rurais que possuam pelo menos 20 alunos no 5º ou no 9º ano do Ensino Fundamental. Apenas os alunos matriculados nestas séries realizam a prova, mas que avalia o aprendizado obtido ao longo da sua trajetória escolar. 

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As escolas públicas e particulares que tenham de 10 até 19 alunos matriculados nestas séries podem participar da ANEB (Avaliação Nacional do Ensino Básico) caso sejam sorteadas, compondo uma amostra complementar à Prova Brasil.

2- O que é avaliado

A Prova Brasil testa os alunos em duas disciplinas:

  • Matemática
  • Língua Portuguesa

Na área de Português, é avaliada principalmente a capacidade de leitura e interpretação de textos. Em Matemática, a capacidade de resolução de problemas.

Acesse a Matriz de Referência da Prova Brasil

Em 2013, a Prova Brasil também avaliou a disciplina de Ciências, mas os resultados não foram divulgados.

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Entender as competências avaliadas em cada disciplina é apenas o primeiro passo. O segundo é saber que a prova tem uma organização muito peculiar, mas interessante e que pode fazer muita diferença.

3- Organização da prova

Uma das características que conferem credibilidade à Prova Brasil e que permite posicionar o nível de aprendizado de toda a turma na escala Saeb é que ela avalia um número alto de habilidades. Para se ter ideia, em cada edição são aplicados 77 tens para o 5º ano e 91 para o 9º ano para cada disciplina. Como o objetivo é avaliar o sistema e não um aluno individualmente, não é necessário que ele responda a todas as perguntas.

Para isso, foi aplicada a metodologia chamada Blocos Incompletos Balanceados (BIB), cujo objetivo é permitir que um grande número de itens seja aplicado ao conjunto de alunos avaliados, sem que cada aluno precise responder a todas as questões.

Veja abaixo como a prova é estruturada.

Português Matemática Aplicação
5º ano 7 blocos

11 itens por bloco

 

7 blocos

11 itens por bloco

 

– A combinação dos blocos resulta em 21 cadernos de prova diferentes.
Cada aluno responde a 1 caderno contendo 2 blocos de Português e 2 blocos de Matemática.
– Como um bloco possui 11 itens, cada aluno responde 22 itens de cada disciplina.
9º ano e Ensino Médio 7 blocos

13 itens por bloco

7 blocos

13 itens por bloco

– A combinação dos blocos resulta em 21 cadernos de prova diferentes.
Cada aluno responde a 1 caderno contendo 2 blocos de Português e 2 blocos de Matemática.
– Como um bloco possui 13 itens, cada aluno responde 26 itens de cada disciplina.

É preciso destacar que cada habilidade pode ser testada em dois ou mais blocos. Como no final todos os alunos de uma turma terão respondido a todas as perguntas da Prova, uma habilidade terá sido respondido por dois ou mais alunos. Assim, é possível dizer se a turma domina ou não determinadas habilidades.

4- Questionários contextuais

A aplicação de questionários contextuais é uma das partes mais importantes da Prova Brasil e todos os envolvidos devem estar atentos. São usados para coletar informações sobre o contexto socioeconômico e as características de alunos, professores, diretores e escolas, bem como sobre as condições em que ocorrem os processos de ensino e aprendizagem.

Assim, os questionários devem ser respondidos pelos alunos e professores dos anos avaliados e pelos diretores das unidades escolares. Há, ainda, um questionário da escola, que é respondido pelo aplicador da avaliação.

Esse levantamento de informações permite a realização de estudos que identificam fatores associados ao desempenho dos alunos e podem subsidiar tanto o trabalho do professor quanto o dos gestores na formulação de ações e políticas visando à melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem dos alunos.

5- Prova Brasil 2015 e o Censo Escolar

Novembro foi o mês escolhido para a aplicação da Prova Brasil 2015. De acordo com uma portaria do Inep de maio deste ano, o Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica) deverá ser aplicado de 3 a 13 de novembro em todos os estados, inclusive no Distrito Federal. A mesma portaria define maio de 2016 como a data para a entrega dos resultados preliminares da Prova Brasil deste ano. A portaria está disponível no Diário Oficial da União.

De acordo com o documento do Inep, “o público-alvo que participará das avaliações do SAEB 2015 será considerado com base nos dados preliminares do Censo Escolar, informados até o dia 31 de julho de 2015, em acordo com as definições da Portaria Inep nº 99, de 1º de abril de 2015.”

Se você trabalha em uma Secretaria, que tal compartilhar essa informação com a sua rede?


Jornalista que adora e vive das mídias sociais e da comunicação na internet. Paraense tomador de açaí. Curioso que aprende por aprender, porque há poucas coisas melhores do que a satisfação de aprender de tudo um pouco e ser cheio de cultura inútil.

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