E se a Prova Brasil não existisse?

Para você, o direito à educação, previsto na Constituição, está relacionado apenas à criança estar matriculada em uma escola ou a estar matriculada e aprendendo de fato o que se deve? Para Francisco Soares, presidente do Inep, essa resposta é clara: “direito à educação é direito de aprender”. Por isso é preciso responder que, se a Prova Brasil não existisse, seria difícil saber se este direito está sendo atendido e ter subsídios para melhorar a qualidade da educação do Brasil.

Apesar de a ideia de aprendizado não poder ser reduzida a de aprendizado cognitivo, a Prova Brasil conseguiu suprir uma necessidade primária.

“Dado que o sistema educacional existe para servir o cidadão, ele deve ser analisado pelo aprendizado dos seus alunos medido em uma métrica comum. A Prova Brasil foi um passo fantástico, no sentido de que se criou uma maneira de verificar se o direito dos alunos está ou não atendido”, diz Soares

Além disso, a Prova Brasil foi constituída a partir de uma metodologia de avaliação que permite verificar o aprendizado de toda a trajetória escolar do aluno (não só do ano letivo que ele está matriculado) e a evolução do ensino ao longo dos anos, já que a prova segue uma mesma matriz de referência e escala de notas em todas as edições. Essa padronização permite listarmos pelo menos três pontos importantes que não seria possível ter acesso sem a Prova Brasil.

Sem visão global do aprendizado no país

Aprendizado adequado nas escolas públicas brasileiras com base na Prova BrasilA Prova Brasil é uma avaliação censitária, isto é, teoricamente ela deveria ser aplicada em todas as escolas públicas do país. No entanto, existem alguns critérios para que uma escola participe. Esses pré-requisitos são fundamentais para garantir que os dados serão confiáveis e permitirão comparar resultados ao longo dos anos.

Diferente do Enem, que avalia o estudante, a Prova Brasil tem o intuito de verificar como está o aprendizado em rede, ou seja, num grupo de escolas que pertencem a um mesmo sistema de ensino. Isso acontece porque o grande objetivo da Prova Brasil é servir como um instrumento que permita dizer se as escolas estão garantindo o direito ao aprendizado dos alunos e também embasar a construção de políticas públicas para melhorar a qualidade da educação em todo o país.

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Por isso, para Soares, “não podemos dar uma surra na Prova Brasil porque ela tá me dando uma notícia que eu não queria”, já que a “Prova Brasil é a forma de o estado verificar se o direito à educação está sendo atingido”.

Nada de indicador de qualidade do ensino

Amplamente conhecido e aceito pela sociedade, o Ideb foi concebido em 2007 e foi pensado com base nos níveis de desempenho adotados pelo Programme for International Student Assessment (PISA). Para isso, era preciso ter uma avaliação compatível com a que é aplicada no PISA  para que fosse possível chegar a uma meta para a educação brasileira, indicando que a qualidade do ensino no país era semelhante a de países desenvolvidos. Assim, a Prova Brasil foi estruturada a partir de metodologias e teorias capazes de assemelhá-la ao PISA. Logo, sem esta avaliação não seria possível conhecer a qualidade da educação brasileira e compará-la com as de outros países.

Além desta avaliação do aprendizado, o Brasil incluiu no índice a aprovação. A ideia era perceber se os alunos estão sendo aprovados dominando as habilidades que deveriam para uma determinada etapa escolar. Isso significa que não basta o aluno aprender, ele precisa ter aprendido na idade certa. Caso não existisse a Prova Brasil ou uma avaliação parecida, seria preciso considerar outras dimensões educacionais que pudessem atestar a qualidade do ensino no país e também seria difícil comparar os resultados brasileiros com o de outros países.

Veja a situação da educação na rede pública, anos iniciais, hoje na imagem abaixo.

Ideb do Brasil

Menos suporte para redes de educação

A Prova Brasil não deve ser entendida como uma prova, já que ela não é utilizada para aprovar ou reprovar os alunos. O que ela faz é apontar em uma escala, como se fosse um termômetro, o quanto um aluno aprendeu durante determinada etapa escolar. Assim, é possível dizer o que o aluno já aprendeu ou o que deixou de aprender. Dessa maneira, segundo Soares, é possível perceber que “a Prova Brasil foi pensada para ajudar o aluno”, já que agora é possível localizar em uma escala o aprendizado dos alunos e comparar sua evolução.

Assim, além de ser usada para o cálculo do Ideb, a Prova Brasil também fornece dados detalhados de como está o aprendizado de determinadas competências e habilidades nas escolas que compõem as redes públicas de ensino. Lembre que a prova é elaborada a partir de uma matriz de referência, composta por tópicos (competências) e esmiuçados em descritores (habilidades específicas). Assim, ficou mais fácil organizar e trabalhar com todo o conteúdo sugerido durante a criação da matriz e dar resultados mais detalhados para as redes fazerem diagnósticos.

Agora que você já sabe porque a Prova Brasil é tão importante, você sabe de onde ela veio? Acesse o infográfico que nós preparamos contando essa história.


Jornalista que adora e vive das mídias sociais e da comunicação na internet. Paraense tomador de açaí. Curioso que aprende por aprender, porque há poucas coisas melhores do que a satisfação de aprender de tudo um pouco e ser cheio de cultura inútil.

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