Desigualdade ainda é desafio para a educação brasileira, mostra anuário da educação

Somente 17,9% da população que está entre os 25% mais pobres do Brasil tem acesso à creche, enquanto 45,1% dos 25% mais ricos do país estão matriculados nas creches. Esse é um dos dados trazidos pelo Anuário Brasileiro da Educação Básica, lançado recentemente pelo Movimento Todos Pela Educação em parceria com a Editora Moderna.

De acordo com o gerente de conteúdo do movimento, Ricardo Falzetta, em entrevista à Revista Brasil, um dos destaques desta quarta edição é mostrar alguns dados sobre a desigualdade na educação brasileira.

“Quando você olha o número do Brasil, em geral uma média, ela é interessante para acompanhar a situação global, mas esconde os extremos. Sempre que possível a gente desagregou, no anuário, os dados para mostrar esse grande desafio que a gente tem pela frente que é a questão da desigualdade”.

A edição deste ano abre uma fase importante desta série de publicações por ser a primeira após a sanção do Plano Nacional de Educação (PNE), em 2014. Para Falzetta,  a forma como o anuário está organizado ajuda o gestor a obter as informações que precisa para ir direto ao ponto de interesse.

anuario

“Desde da edição do ano retrasado, a gente já organiza o anuário conforme as metas do Plano Nacional de Educação. O Plano tem que ser seguido pelos estados e municípios que estão em pleno processo de elaboração dos seus planos regionais.

O anuário traz abordagens estatísticas inéditas, os principais indicadores oficiais da educação brasileira, séries históricas e informações sociodemográficas, por localidade, por dependência administrativa, por etapa de ensino, entre outras.

Além disso, esta edição reúne infográficos especiais, um glossário de termos específicos da área, apresenta as principais estruturas governamentais e formas de financiamento da educação, além de artigos de especialistas do setor.

O anuário pode ser baixado gratuitamente no site do Todos Pela Educação.

Comentários

comentário(s)