O papel, a formação e os desafios do coordenador pedagógico

Já há alguns anos a escola deixou de ser espaço só de alunos, professores e direção. Uma outra figura tem surgido nesse cenário e ganhado um papel fundamental quando o assunto é melhorar a aprendizagem dos alunos: o coordenador pedagógico.

Com base no estudo da pesquisadora Silvana Tamassia, que relata a experiência na formação de gestores no curso de Gestão para a Aprendizagem, realizado pela Fundação Lemann em parceria com a Elos Educacional, o QEdu vai produzir uma série de artigos falando sobre o papel desse profissional e de sua atuação conjunta com os diretores nas escolas para a aprendizagem dos alunos. Neste artigo introdutório, vamos abordar o papel do coordenador pedagógico na escola pública, seu processo de formação, rotinas e desafios.

O papel do coordenador pedagógico

É preciso profissionalizar cada vez mais o papel deste importante ator nos processos educacionais para que ele atue de fato mobilizando o grupo para a melhoria das práticas pedagógicas na escola. O que acontece em muitos casos é que o coordenador não consegue organizar sua rotina de modo a focar nas ações pedagógicas e prioritárias e acaba se perdendo no dia a dia da escola, envolvido principalmente em problemas de indisciplina, como comenta a especialista em Educação Infantil e Séries Iniciais, Lidiane Cristina da Silva.

Nós, Coordenadores Escolares, passamos a ser reconhecidos como “faz tudo”, pois além de auxiliar o professor na construção e aplicação de seu planejamento, propor avaliações paralelas periódicas, desenvolver os projetos na escola, precisamos assumir outras funções, como preencher registro de ocorrência de alunos e professores, enviar bilhetes, dar advertência, redigir atas, cuidar da entrada tardia e saída antecipada dos alunos, cobrar o uso do uniforme e vestimentas adequadas ao ambiente escolar, e, com tudo isso, o trabalho pedagógico na sua essência fica adormecido.

Dentro da rotina da coordenação pedagógica, é importante organizar, portanto, uma agenda que garanta que o coordenador possa estar em três frentes de atuação:

  1. Planejando e conduzindo as reuniões pedagógicas na escola;
  2. Acompanhando a ação pedagógica do professor em sala de aula por meio de observações planejadas;
  3. Acompanhando o resultado das aprendizagens dos alunos por meio das avaliações internas e externas.

 

imagem_post1

Lidiane Cristina da Silva também é Coordenadora Pedagógica na Escola Ildefonso Linhares (EEB) – Florianópolis (SC).

 A formação dos coordenadores

Quase 90% dos profissionais que hoje assumem a função de coordenador pedagógico nas escolas vieram das salas de aula, mas não têm formação para uma coordenação pedagógica, que exige mais do que conhecimentos didáticos e metodológicos. É o que argumenta Silvana Tamassia.

“As faculdades de Pedagogia precisam formar futuros professores, diretores e coordenadores, sendo necessário o desenvolvimento de um currículo que possa atender todas as demandas desses futuros profissionais, porém a extensão dessa necessidade não cabe ou não está organizada de modo que seja possível ser detalhada e aprofundada nos anos do curso de Pedagogia e isto acaba dificultando um aprofundamento nos estudos e, consequentemente, na formação deste profissional.”

Quando novos conteúdos como esse são postados aqui no Blog do QEdu, nós comunicamos os usuários cadastrados, que nunca perdem nenhuma novidade. Quer ser um deles? Cadastre-se gratuitamente no QEdu.

Cadastre-se

imagem_post1_2

Existem mais de 1100 cursos de Pedagogia no Brasil. Acima, uma faculdade de Jaboatão dos Guararapes – PE.

Além disso, os coordenadores pedagógicos precisam desenvolver um papel de líder para que possam atuar de forma eficiente com seu grupo. Precisam ainda conhecer estratégias formativas para que possam desempenhar seu papel de formador do grupo de professores que acompanha. Nesse ponto, ter passado pela sala de aula ajuda os coordenadores a contribuírem com a prática pedagógica docente.

Os desafios do coordenador pedagógico

O coordenador pedagógico precisa parar de ser o profissional que somente “apaga incêndios” nas escolas. Para Lidiane, o principal desafio do coordenador pedagógico é conseguir lidar com as dificuldades do dia a dia, mas também pensar em ações de longo prazo que possam agir na raiz do problema da instituição.

Precisamos desenvolver alternativas para que a função pedagógica tenha a função de prevenção, desenvolvendo projetos para este fim e que estes estejam em consonância com as reais  necessidades da escola atual, pois só assim poderemos alcançar níveis educativos cada vez melhores, visando uma educação básica de qualidade.

Para isso, pode formar sua equipe para lidar com situações emergenciais e também na gestão de sala de aula, ajudando a criar dentro de sala de aula um ambiente mais favorável para a aprendizagem dos alunos “que, com o decorrer do tempo, certamente irá contribuir para a diminuição dos casos de indisciplina”, conforme explica Tamassia.

“Neste ponto, destacamos também a importância da parceria entre coordenador e diretor escolar. É importante que o diretor também veja no coordenador este agente de formação na escola, organizando pequenas ações do dia a dia entre os componentes da equipe, de modo que este possa desenvolver o seu papel pedagógico e formativo.”

Nesta coliderança, ambos assumem o papel de líderes da aprendizagem na escola e o compromisso de colocar em prática o projeto político-pedagógico, sempre com foco no aprendizado dos alunos.

Como é a atuação do coordenador pedagógico na sua escola? Deixe seu comentário e não perca os próximos artigos desta série, nos quais iremos detalhar as três frentes de atuação que o coordenador pedagógico deve assumir nesta função.

banner_artigos_blog


Jornalista que adora e vive das mídias sociais e da comunicação na internet. Paraense tomador de açaí. Curioso que aprende por aprender, porque há poucas coisas melhores do que a satisfação de aprender de tudo um pouco e ser cheio de cultura inútil.

Comentários

comentário(s)