Ideb das escolas de Rio Branco – AC

O Ideb das escolas municipais de Rio Branco – AC você confere neste artigo, que faz parte de um especial sobre a qualidade da educação nas capitais do Brasil.

O Ideb

O Ideb é o principal indicador da qualidade da educação brasileira. Ele é formado de dois componentes, o aprendizado em português e matemática e o fluxo escolar. A cada dois anos, o Brasil e cada escola, município e estado conhecem o seu Ideb e podem compará-lo com as metas individuais que devem atingir até 2021. O objetivo é que, em conjunto, o país alcance o Ideb 6.0 para os anos iniciais do ensino fundamental.

Neste artigo, você verá como as escolas municipais de Rio Branco (AC) estão nesta etapa de ensino em relação a três critérios:

  • Crescimento do Ideb;
  • Alcance da meta;
  • Ideb maior que 6.

Participaram do estudo 21 escolas da rede municipal de Rio Branco. O Ideb avaliado é o dos anos iniciais e o crescimento é verificado em relação ao ano de 2011.

Escolas onde o Ideb cresceu

O crescimento do Ideb é um dos principais indicadores de que a qualidade da educação está caminhando no rumo certo, pois, para crescer o Ideb, é necessário trabalhar tanto o aprendizado dos alunos em português e matemática quanto a aprovação.

Das 21 escolas pesquisadas, 18 tiveram crescimento no Ideb entre 2011 e 2013. Esta quantidade equivale a 85.7% do total de escolas analisadas, quase todas.

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Escolas que alcançaram a meta

As metas bianuais são bons indicadores para identificarmos se o país está ou não no caminho para alcançar o Ideb 6.0 em 2021.

Rio Branco, neste aspecto, tem 14 escolas que conseguiram igualar ou ultrapassar a meta estabelecida para 2013. Esta quantidade equivale a 66.7%.

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Escolas com Ideb maior que 6.0

Olhar para escolas com Ideb acima de 6.0 é importante, pois indica quantas escolas na localidade já possuem uma qualidade equivalente a dos países desenvolvidos da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

Em Rio Branco, foram identificadas 4 escolas com Ideb dos anos iniciais acima de 6.0.

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Situação das Escolas

Para sintetizar estas três importantes análises, o portal QEdu.org.br criou uma classificação para as escolas que permite identificar instituições em situação crítica ou positiva. Esta classificação utiliza os três critérios acima e estabelece 4 categorias:

 

  • Manter: O Ideb 2013 da escola atingiu a meta, cresceu em relação a 2011 e alcançou 6.0 ou mais. O foco deve ser manter a situação para garantir mais alunos aprendendo e com um fluxo escolar adequado.;
  • Melhorar: O Ideb 2013 da escola  atingiu a meta e cresceu, mas ainda não alcançou 6.0. Essa escola pode melhorar para garantir mais alunos aprendendo e com um fluxo escolar adequado;
  • Atenção: A escola cumpriu um dos três critérios, então ainda precisa alcançar a meta e/ou crescer o Ideb e/ou atingir o ideb 6.0. Tem o desafio de garantir mais alunos aprendendo e com um fluxo escolar adequado.
  • Alerta: O Ideb 2013 da escola não atingiu a meta, não cresceu e não alcançou 6.0. Precisa melhorar a sua situação para garantir mais alunos aprendendo e com um fluxo escolar adequado.

 

Veja no quadro abaixo quais os critérios para a situação de cada escola:

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Em Rio Branco, 4 escolas se destacaram pois estão na situação de “manter” o desempenho, portanto alcançaram os três critérios estabelecidos e precisam apenas permanecer no patamar de qualidade atual, 10 escolas estão na situação de “melhorar”, pois cresceram o Ideb e alcançaram a meta, porém ainda não atingiram o Ideb 6.

Na situação de atenção 4 escolas foram classificadas e 3 em situação de alerta, estas últimas não alcançaram nenhum dos três critérios.

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Conclusão

Observamos que em Rio Branco, das 21 escolas, 14 conseguiram crescer o Ideb e alcançar a sua meta, enquanto 7 delas ainda precisam de atenção especial. Destaca-se também que ao menos 4 escolas já alcançaram o Ideb 6.0, posicionando-as em um alto patamar de qualidade.


Desenvolvedor de software há 8 anos e apaixonado por educação, tem o privilégio de unir estas duas vertentes na coordenação do portal QEdu, onde atua desde os primeiros rascunhos do projeto. Hoje, sua principal atividade é coordenar esforços para que mais pessoas usem os dados disponíveis enquanto agentes de transformação da educação brasileira

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