Ideb das escolas de Boa Vista – RR

Das 26 escolas municipais avaliadas, 22 cresceram o Ideb dos anos iniciais em 2013. Este e outros destaques sobre o Ideb das escolas municipais de Boa Vista você confere neste artigo, que faz parte de um especial sobre a qualidade da educação nas capitais do Brasil.

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O Ideb

O Ideb é o principal indicador da qualidade da educação brasileira. Ele é formado de dois componentes, o aprendizado em português e matemática e o fluxo escolar. A cada dois anos, o Brasil e cada escola, município e estado conhecem o seu Ideb e podem compará-lo com as metas individuais que devem atingir até 2021. O objetivo é que, em conjunto, o país alcance o Ideb 6.0 para os anos iniciais do ensino fundamental.

Neste artigo, você verá como as escolas municipais de Boa Vista (RR) estão nesta etapa de ensino em relação a três critérios:

  • Crescimento do Ideb;
  • Alcance da meta;
  • Ideb maior que 6.

Participaram do estudo 26 escolas da rede municipal de Boa Vista. O Ideb avaliado é o dos anos iniciais e o crescimento é verificado em relação ao ano de 2011.

Escolas onde o Ideb cresceu

O crescimento do Ideb é um dos principais indicadores de que a qualidade da educação está caminhando no rumo certo, pois, para crescer o Ideb, é necessário trabalhar tanto o aprendizado dos alunos em português e matemática quanto a aprovação.

Das 26 escolas pesquisadas, 21 tiveram crescimento no Ideb entre 2011 e 2013. Esta quantidade equivale a 80.8% do total de escolas analisadas, ou seja, de cada 5 escolas, pelo menos 4 tiveram crescimento.

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Escolas que alcançaram a meta

As metas bianuais são bons indicadores para identificarmos se o país está ou não no caminho para alcançar o Ideb 6.0 em 2021.

Boa Vista, neste aspecto, tem 22 escolas que conseguiram igualar ou ultrapassar a meta estabelecida para 2013. Esta quantidade equivale a mais de 80%, ou seja, pelo menos 8 em cada 10 escolas.

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Escolas com Ideb maior que 6.0

Olhar para escolas com Ideb acima de 6.0 é importante, pois indica quantas escolas na localidade já possuem uma qualidade equivalente a dos países desenvolvidos da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

Em Boa Vista, foram identificadas 4 escolas com Ideb dos anos iniciais acima de 6.0. Em 2011, nenhuma escola havia alcançado o Ideb 6 na capital de Roraima.

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Situação das Escolas

Para sintetizar estas três importantes análises, o portal QEdu.org.br criou uma classificação para as escolas que permite identificar instituições em situação crítica ou positiva. Esta classificação utiliza os três critérios acima e estabelece 4 categorias:

  • Manter: O Ideb 2013 da escola atingiu a meta, cresceu em relação a 2011 e alcançou 6.0 ou mais. O foco deve ser manter a situação para garantir mais alunos aprendendo e com um fluxo escolar adequado.;
  • Melhorar: O Ideb 2013 da escola  atingiu a meta e cresceu, mas ainda não alcançou 6.0. Essa escola pode melhorar para garantir mais alunos aprendendo e com um fluxo escolar adequado;
  • Atenção: A escola cumpriu um dos três critérios, então ainda precisa alcançar a meta e/ou crescer o Ideb e/ou atingir o ideb 6.0. Tem o desafio de garantir mais alunos aprendendo e com um fluxo escolar adequado.
  • Alerta: O Ideb 2013 da escola não atingiu a meta, não cresceu e não alcançou 6.0. Precisa melhorar a sua situação para garantir mais alunos aprendendo e com um fluxo escolar adequado.

Veja no quadro abaixo quais os critérios para a situação de cada escola:

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Em Boa Vista, 4 escolas se destacaram pois estão na situação de “manter”o desempenho, são as mesmas 4 escolas com Ideb maior que 6, que, portanto, alcançaram os três critérios estabelecidos e precisam apenas permanecer no patamar de qualidade atual, 17 escolas estão na situação de “melhorar”, pois cresceram o Ideb e alcançaram a meta, porém ainda não atingiram o Ideb 6.

Na situação de atenção apenas 1 escola foi classificada e 4 em situação de alerta, estas últimas não alcançaram nenhum dos três critérios.

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Conclusão

Boa Vista demonstra crescimento significativo do Ideb em uma grande parte das suas escolas, diminuiu, em relação ao ano de 2011, as escolas em situação de atenção, porém, ainda possui 4 escolas em situação e alerta que precisam de atenção especial. O desafio de Boa Vista é conseguir avançar no crescimento sem perder de vista as escolas que estão hoje em situação mais delicada.


Desenvolvedor de software há 8 anos e apaixonado por educação, tem o privilégio de unir estas duas vertentes na coordenação do portal QEdu, onde atua desde os primeiros rascunhos do projeto. Hoje, sua principal atividade é coordenar esforços para que mais pessoas usem os dados disponíveis enquanto agentes de transformação da educação brasileira

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