Ferramentas de apoio aos Planos de Educação

O QEdu.org.br está entre as plataformas indicadas pelo Ministério da Educação (MEC) para que os gestores municipais e estaduais possam consultar e, assim, elaborarem seus planos de educação. A menção ao QEdu.org.br, portal que disponibiliza dados da educação básica brasileira, como o Ideb, Prova Brasil e Censo Escolar, pode ser conferida no site “Planejando a Próxima Década”, que visa apoiar os gestores no desafio de alinhar os plano de educação ao Plano Nacional da Educação (PNE), aprovado em junho de 2014.

set1

 

No QEdu.org.br, os gestores poderão encontrar informações detalhadas e contextualizadas dos principais indicadores utilizados pelo governo, como o Ideb e o Censo Escolar, de maneira rápida, fácil e intuitiva. Com esses dados, os responsáveis pela elaboração dos planos de educação poderão fazer um diagnóstico detalhado e propor ações para intervir na rede de ensino e, assim, melhorar a educação da sua localidade. O QEdu.org.br permite ainda que o gestor acompanhe constantemente as ações e estratégias implementadas, já que as informações do portal são atualizadas sempre que o governo lança novos dados da educação básica.

Conheça algumas plataformas indicadas

Cada plataforma sugerida pelo MEC traz funcionalidades diferentes para que os gestores municipais e estaduais possam ter uma visão ampla e detalhada da situação de suas localidades para conseguirem alinhar suas ações e estratégias com as 20 metas traçadas pelo PNE. Confira abaixo, algumas das indicações do MEC:

De Olho nos Planos

set2

O site permite que a sociedade possa conferir quais estados e cidades possuem planos de educação, como se deu o processo de mobilização em defesa desse direito em inúmeras cidades, além de acompanhar as ações dos gestores públicos. Permite ainda que gestores possam registrar informações sobre os procedimentos adotados durante o desenvolvimento e a revisão dos planos em suas cidades.Conheça o site.

 

Conviva Educação

set3

É um ambiente virtual totalmente gratuito que permite às Secretarias Municipais de Educação gerir sua rede de ensino, possibilita maior foco na gestão pedagógica e fortalece o ensino e aprendizagem. Isto ajuda a diminuir o tempo gasto com processos administrativos e utilizá-lo para questões de ensino e aprendizado. Conheça o ambiente.

 

Observatório do PNE

set4

De acordo com o próprio site, o Observatório “é uma plataforma online que tem como objetivo monitorar os indicadores referentes a cada uma das 20 metas do Plano Nacional de Educação (PNE) e de suas respectivas estratégias, e oferecer análises sobre as políticas públicas educacionais já existentes e que serão implementadas ao longo dos dez anos de vigência do Plano. A ideia é que a ferramenta possa apoiar gestores públicos, educadores e pesquisadores, mas especialmente ser um instrumento à disposição da sociedade para que qualquer cidadão brasileiro possa acompanhar o cumprimento das metas estabelecidas”.Conheça o observatório.

Quer conhecer mais sobre o PNE?

Ficou interessado em conhecer as demais plataformas sugeridas pelo Ministério da Educação? Então acesse http://pne.mec.gov.br/ e descubra!


Desenvolvedor de software há 8 anos e apaixonado por educação, tem o privilégio de unir estas duas vertentes na coordenação do portal QEdu, onde atua desde os primeiros rascunhos do projeto. Hoje, sua principal atividade é coordenar esforços para que mais pessoas usem os dados disponíveis enquanto agentes de transformação da educação brasileira

Comentários

comentário(s)