Um novo horizonte para a educação pública brasileira

Só quem trabalha com educação sabe dos desafios diários que enfrenta para ensinar crianças e adolescentes ao redor de escolas públicas brasileiras. Equipes reduzidas, baixo orçamento, horas e horas de trabalho para oferecer um ensino cada vez melhor são apenas algumas das barreiras vencidas diariamente nas milhares de escolas e secretarias de educação do país. Em Novo Horizonte, no interior paulista, não é diferente. A cidade, com quase 40 mil habitantes, tem um grande desafio para impulsionar suas escolas. No entanto, o trabalho de pessoas comprometidas com a evolução da aprendizagem, como Paulo Magri, Secretário de Educação da cidade, e sua equipe, tem feito a diferença.

Desde 2007, a rede novorizontina aplica avaliações periódicas para checar o aprendizado dos alunos e tomar melhores decisões pedagógicas. Mas, apesar dos excelentes resultados, a prática exige um esforço enorme dos professores e gera uma série de desafios para se manter sustentável. “É um trabalho muito grande, porque nós somos poucas pessoas e elaborar essas provas, produzi-las, demanda bastante esforço”, diz Magri. A dificuldade também está no pós-prova. “Nós fazemos todas as correções na mão, mas temos um número limitado de pessoas, não dá para aprofundar tanto”, complementa o professor Ademir Almagro, Coordenador Pedagógico na EMEF Hebe de Almeida Leite Cardoso.

 

 

Para ajudar Novo Horizonte a superar seus desafios – comuns a tantas outras cidades brasileiras –, a Associação QEdu se juntou ao Google e à Fundação Lemann para apoiar todo o processo de avaliação da rede. Por meio do QEdu Provas, nós oferecemos uma ferramenta online que descomplicou as avaliações de Novo Horizonte e ajudou a tornar o processo mais acessível, simples e efetivo para os educadores. “Hoje, nós sabemos que em 5 minutos a prova vai estar na mão do aluno”, diz Maria Cristina, Diretora da EMEF Hebe de Almeida Leite Cardoso. Além da plataforma virtual, o QEdu Provas também faz a revisão das provas, garantindo a qualidade e a validade dos dados gerados. E, ao final das aplicações, o QEdu Provas entrega em poucos dias relatórios detalhados com os resultados das avaliações, oferecendo dados válidos e acessíveis para a tomada de decisão de educadores e gestores pedagógicos.

Segundo Magri, os ganhos para a rede são claros: “Além da questão da economia, temos menos trabalho na produção e na logística das provas, um benefício muito grande”. Para os alunos, o QEdu Provas aproxima a educação de algo que está no dia a dia de todos: a tecnologia. “Quanto mais tecnologia, melhor para a escola, melhor para os alunos, mais fácil de aprender”, diz Gabriel Cardoso Lucas, aluno da EMEF Hebe de Almeida.

Para conhecer mais essa história e saber como fazer avaliações descomplicadas e acessíveis, nada melhor do que ouvir quem a viveu na prática. Confira abaixo:

Novo Horizonte é apenas um exemplo de como o QEdu Provas pode beneficiar redes de todo o Brasil que buscam transformar a educação. Desde que lançamos a ferramenta, em Maio de 2017, cidades como Taubaté (SP), Contagem (MG) e Teresina (PI), dentre muitas outras, têm melhorado o seu processo de avaliação, reduzindo os custos, a complexidade e a dificuldade de apropriação dos resultados. Se você trabalha com gestão pública e quer saber como levar o QEdu Provas para sua rede, clique aqui e nos conte um pouco mais sobre você e a sua rede. E se você não trabalha na educação pública mas quer apoiar essa solução a ir ainda mais longe, saiba como clicando aqui. Novo Horizonte mostrou que dá para ter a educação que queremos e que tecnologia tem um papel fundamental na melhoria do ensino público. E aí, vamos juntos expandir esse novo horizonte para todo o Brasil?

 

Comentários

comentário(s)