O QEdu em 2017: dados e evidências para ajudar a melhorar a educação brasileira!

qedu time

Equipe da Associação QEdu, reunida em nosso escritório

2017 foi um ano inspirador para a Associação QEdu. Durante esse ano, em torno de 3 milhões de pessoas utilizaram os dados que disponibilizamos no Portal QEdu e basearam-se em evidências para transformar suas realidades educacionais. Nas mesmas proporções, é praticamente um Uruguai inteiro de gente usando dados e evidências para mudar a Educação do Brasil.

Se você foi uma dessas pessoas, fica aqui registrado o nosso agradecimento!

Foi nesse ano que nossa equipe de tecnologia trabalhou duro para garantir que o Portal QEdu estivesse sempre atualizado e, também, fazer com que o sistema ficasse mais rápido. Quando se trata de melhorar a educação através de dados e evidências, cada segundo conta e fazemos o possível para que as informações cheguem até você o quanto antes e de forma descomplicada.

Também nos dedicamos a levar uma nova solução para mais pessoas: o QEdu Redes. Hoje, um terço dos municípios brasileiros já estão utilizando o QEdu Redes e se apropriando de informações pedagógicas geradas pela Prova Brasil para tomarem decisões baseadas nessas evidências. Com isso, crescemos cinco vezes mais em relação ao ano passado!

Foi em 2017 que também nos dedicamos a estar mais perto das redes de educação, pois de nada adianta criar soluções com a melhor tecnologia mas que não ajudem a resolver os desafios reais das pessoas. Por isso, visitamos redes municipais como Novo Horizonte e Rio de Janeiro, realizamos palestras em congressos nas cidades de Votuporanga e São José dos Campos e fomos a Salvador e Belém ouvir e compartilhar experiências sobre avaliações. Junto com parceiros como Conviva, Undime e Fundação Lemann, tivemos a oportunidade de realizar workshops e palestras sobre uso de dados educacionais para centenas de educadores ao longo deste ano, como no Programa Escola 10 com municípios de Alagoas e durante a Ação de Reconhecimento do Conviva com uma dezena de secretários municipais de todo o Brasil.

A melhorias tecnológicas em nosso portal, aliadas aos esforços de estar mais próximo do nosso público, fizeram com que o Portal QEdu tivesse um crescimento de mais de 50% em relação ao ano passado. Mais pessoas estão tendo a oportunidade de utilizar tecnologia e dados em suas tomadas de decisão!

Aplicação do QEdu Provas em Itatiba

Aplicação do QEdu Provas em Itatiba

Em 2017, estar próximo às redes nos fez entender a complexidade existente em torno de uma aplicação de avaliações, além do alto custo de implementação das provas e dificuldades na compilação e distribuição dos resultados entre os educadores. Dado esse cenário, nos perguntamos: como utilizar tecnologia para descomplicar esse processo? Como viabilizar a aplicação de avaliações com um custo reduzido e entregar os resultados em tempo hábil para os professores e gestores tomarem as decisões que impactarão positivamente o aprendizado dos estudantes? Pensando nisso, criamos o QEdu Provas. Com essa ferramenta, o professor não perderá tempo corrigindo tantas provas e poderá planejar melhores aulas. Os diretores e coordenadores poderão acompanhar o desempenho dos estudantes e conseguirão planejar melhorias pedagógicas. As redes poderão aplicar mais e melhores avaliações e os estudantes estarão mais motivados e aprenderão muito mais.

Começamos as primeiras aplicações em maio, nos municípios de Caieiras, Barueri, Taubaté e Itatiba. Em pouco tempo, milhares de crianças e jovens tiveram a oportunidade de ter tecnologia inserida no seu cotidiano escolar. E o mais gratificante: vimos algumas crianças amando a ferramenta, perguntando, aos seus professores quando seriam aplicadas novas provas!

Porém, para uma avaliação ser, de fato, útil para as redes e escolas, ela precisa gerar resultados que sejam apropriados pelos gestores e professores. E o resultado não pode chegar muitos meses depois, ou só no outro ano. Pensando nisso, oferecemos devolutivas que chegam a tempo dos educadores atuarem estratégica e pedagogicamente para melhorar o aprendizado dos estudantes. Nas primeiras aplicações realizadas este ano, já foi possível observar os educadores se apropriando dos dados e gerando transformações positivas em suas realidades.

Você pode levar o QEdu Provas para sua rede, cadastre-se gratuitamente em nossa base que vamos te manter atualizado sobre os próximos passos do projeto.

Quero levar o QEdu Provas para minha rede!

Ao centro, nosso diretor-executivo, César Wedemann, compartilhando experiências sobre o QEdu na Universidade de Columbia

Ao centro, nosso diretor-executivo, César Wedemann, compartilhando experiências sobre o QEdu na Universidade de Columbia

E não ficamos apenas no Brasil: 2017 foi o ano em que também contamos para o mundo o que estamos fazendo por aqui. Representamos nosso país em um evento internacional sobre ONGs transformadoras realizado pela empresa Amazon, em Seattle, nos EUA. Também fomos convidados para ir até a Universidade de Columbia, em Nova York, com outros empreendedores de tecnologias educacionais de todo o planeta, compartilhar sobre o atual cenário brasileiro e aprender com quem está fazendo a diferença na educação de outros países ao redor do mundo.


O apoio das milhões de pessoas que acessaram nosso portal este ano, aliado ao carinho e receptividade que encontramos nas redes de educação que visitamos e nas viagens que fizemos, são os atributos que nos motivam a continuar. Em 2018 vamos trabalhar ainda mais para que muitas outras pessoas possam utilizar tecnologia e dados em suas tomadas de decisão, impactando positivamente o aprendizado de nossos jovens, garantindo que eles aprendam o que precisam aprender e que a educação do Brasil dê um salto de qualidade.

Nossa missão é auxiliar na transformação da educação brasileira, utilizando tecnologia e dados. Para nós, só faz sentido existirmos se for para trabalhar em conjunto com redes de educação e pessoas engajadas em transformar suas realidades. Conte com a Associação QEdu no ano que vem!


Dorly é Growth Hacker do QEdu. Busca sempre alinhar tecnologia e sensibilidade para contar boas histórias e encantar as pessoas.

Comentários

comentário(s)