Os dados mais recentes do Censo Escolar já estão disponíveis no QEdu!

Organizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o Censo Escolar é uma das ferramentas criadas pelo Governo Federal para priorizar o investimento de recursos e montar projetos que sejam implantados nas escolas, de acordo com as evidências coletadas por essa pesquisa.

Você consegue conferir os dados mais recentes do Censo Escolar no QEdu, clicando AQUI.


É possível extrair três conjuntos de informações a partir do Censo Escolar:

Nesta categoria encontra-se o número de escolas no Brasil (e também separado por Estados e municípios), a quantidade de alunos matriculados e o que compõe a infraestrutura da escola (se possui laboratório de informática, biblioteca, sala de leitura, etc).

As taxas de rendimento escolar de cada instituição são geradas a partir da soma da quantidade de alunos aprovados, reprovados e que abandonaram a escola ao final de um ano letivo. Elas são importantes porque geram o Indicador de Rendimento, utilizado no cálculo do Ideb.

Para calcular as taxas de aprovação, reprovação e abandono, o Inep se baseia em informações sobre o movimento e o rendimento escolar dos alunos, fornecidas pelas escolas e pelas redes de ensino municipais, estaduais e federais.

A distorção idade-série é a proporção de alunos com mais de 2 anos de atraso escolar. No Brasil, a criança deve ingressar no 1º ano do ensino fundamental aos 6 anos de idade, permanecendo no Ensino Fundamental até o 9º ano, com a expectativa de que conclua os estudos nesta modalidade até os 14 anos de idade. Todas as informações de matrículas dos alunos são capturadas, inclusive a idade deles.


Além disso, os resultados obtidos no Censo Escolar sobre o rendimento (aprovação e reprovação) e movimento (abandono) escolar dos alunos do ensino Fundamental e Médio são utilizados para o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), indicador que serve de referência para as metas do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), do Ministério da Educação.

Dorly Neto
Dorly é Growth Hacker do QEdu. Busca sempre alinhar tecnologia e sensibilidade para contar boas histórias e encantar as pessoas.

Comentários

comentário(s)