Sua escola topa esse desafio?

O espírito dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos tem muitas formas de se distribuir. Além das aulas online, da formação de professores de Educação Física e do envolvimento de toda a escola, o Projeto Transforma ainda leva desafios para todas as escolas brasileiras se envolverem com os valores dos esportes. Você está pronto?

Conheça os desafios escolares

Desafios são competições promovidas pelo Transforma entre todas as escolas participantes do programa. O objetivo é aproveitar marcos dos Jogos Rio 2016 para divulgar os valores Olímpicos e Paralímpicos.

Desafio Jogo Limpo

Lançado em abril, o tema do primeiro desafio foi “jogo limpo”, uma das principais virtudes do esporte. Numa competição, o atleta deve manter uma atitude ética e respeitosa em relação aos outros. Acima de tudo, o vencedor deve conquistar seu título respeitando os demais competidores. Com base nesse conceito, as escolas desenvolveram atividades em quatro esferas:

1) “Jogo limpo com o meio ambiente”, como a limpeza de uma área verde na escola ou em suas proximidades

2) “Jogo limpo com os espaços da escola”, como um reparo no patrimônio físico da escola

3) “Jogo limpo na relação com os outros”, como a elaboração das regras de boa convivência na escola

4) “Jogo limpo no esporte”, como a promoção do respeito nas competições esportivas

Após três meses de mobilização, as Escolas Municipais Orestes Barboza (1º), Guimarães Rosa (2º) e Doutor Sócrates (3º) saíram vencedoras do desafio escolar Jogo Limpo, o primeiro da Maratona de Valores do Transforma em 2014. As escolas vencedoras receberam o maior número de votos no site do programa. Conheça aqui o trabalho desenvolvido pelas escolas.

desafios_escolares_interna

Escola Municipal Doutor Sócrates no desafio Escola Solidária (Créditos: André Redlich/ Rio 2016)

Desafio Escola Solidária

No segundo desafio de 2015, as escolas do Transforma foram incentivadas a desenvolver uma atividade solidária na sua região. A ideia era envolver professores, alunos e a comunidade, estreitar os laços e fazer um trabalho voluntário.

Alguns alunos fizeram uma campanha de doação de cabelo para uma ONG de combate ao câncer, outros fizeram apresentações de teatro em hospitais. O pódio final ficou assim: na 3ª colocação, a Escola Municipal Félix Mielli Venerando. Em 2º lugar, a Escola Municipal Anísio Teixeira. E a grande campeã foi a Escola Municipal Doutor Sócrates, que já havia subido ao pódio no primeiro desafio do ano.

Confira aqui mais detalhes sobre as atividades solidárias realizadas pelos alunos!

Mascote, esta é a nossa escola!

A terceira atividade proposta pelo Transforma envolvia os mascotes Olímpicos e Paralímpicos. Os alunos tiveram que fotografar regiões interessantes da cidade para apresentar ao Vinicius e Tom, nossa dupla dos Jogos Rio 2016.

Foram mais de 300 fotos, e as três escolas vencedoras ganharam uma visita guiada ao Maracanã, palco das cerimônias de abertura, encerramento e jogos de futebol durante os Jogos. Confira esse passeio pelo Rio!

Música da Torcida

Todas as escolas do Brasil puderam participar do desafio “Crie a nova música da torcida brasileira”. A ideia era usar os valores Olímpicos e Paralímpicos e compor uma canção original para os torcedores do país cantarem nos Jogos Rio 2016.

A música vencedora do desafio, composta pelos alunos do Centro Educacional SESI 355, será cantada por atletas especialmente convidados pelo Transforma e divulgada em seus eventos e canais oficiais.

Assista a composição vencedora:

Revezamento virtual da Tocha Olímpica

Mais de 700 escolas criaram uma tocha original e realizaram um revezamento virtual no site do Transforma. Os alunos foram muito criativos e usaram diferentes tipos de materiais na confecção.

As dez escolas com os maiores revezamentos virtuais vão ganhar uma réplica da Tocha Rio 2016.

Confira aqui uma lista com cinco tochas que representam bem a cultura brasileira. Tem reverência à onça preta, vulcão extinto, mergulho no oceano e muito mais!

Não esqueça de ver no QEdu se a sua escola já está participando de algum desafio. Basta entrar na página da escola e ver se esse emblema já está marcado. Participe!


Comunicadora social por formação, programadora front-end por profissão, navega entre os universos das Humanas e das Exatas dando seus pitacos aqui e acolá.

Comentários

comentário(s)