Conheça o mapa do uso de dados educacionais no Brasil

Você já parou para pensar em quantos dados o Brasil gera só na educação? É Ideb, Prova Brasil, Censo Escolar, Enem, só para citar os que estão relacionados com a educação básica (ensino fundamental e médio).

Tantos dados criou um enorme desafio: como fazer com que eles fossem disponibilizados de forma amigável e que pudessem ser de fato utilizados por quem quer mudar a educação no Brasil?

“O QEdu nasceu em 2012 para superar esse desafio, e sexta-feira, dia 6 de novembro, o QEdu completou três anos. Ao longo desses anos, o QEdu vem crescendo cada dia mais. O portal começou com dados de Aprendizado Adequado, obtidos a partir da Prova Brasil, depois incorporou os dados do Censo Escolar, Ideb e Enem por escola, se tornando uma grande referência em dados educacionais do Brasil. E o principal elemento desse sucesso é sempre termos pensado em toda a sociedade como público dos dados da educação”, conta Kaléu Caminha, coordenador do QEdu.

Centenas de pessoas em todo o Brasil e de todos os segmentos sociais usam frequentemente o portal. Para se ter uma ideia, em 2014, cerca de 1,5 milhão de pessoas acessaram o QEdu.org.br. Então, que tal conhecer um pouco da histórias de algumas dessas pessoas que usam ou usaram de fato o QEdu para transformar a educação no Brasil? Fizemos o mapa abaixo com depoimentos para que você possa se inspirar e começar hoje mesmo a transformar a realidade da educação no nosso país junto com elas.

Toda a equipe do QEdu agradece de coração a todas as pessoas que enviaram seus depoimentos. Suas histórias são o combustível que nos move a continuar trabalhando nessa causa todos os dias. Clique no ponto laranja para ver o depoimento.

Se você também usa dados educacionais, mas ainda não nos contou como e para quê, esta é a sua oportunidade! Clique abaixo para deixar seu depoimento.

Enviar minha história

Avanços do QEdu em 2015

Em 2015, resolvemos avançar ainda mais. Com a missão de transformar a educação brasileira facilitando o acesso e a compreensão de dados e indicadores educacionais, nós lançamos o Blog do QEdu, com matérias, reportagens especiais, depoimentos sobre a educação que ajudassem o nosso público a entender e utilizar dados. Na Academia do QEdu, criamos um repositório completo sobre tudo o que é preciso saber sobre cada dado disponível no QEdu para começar a usá-los.

Para as secretarias de educação, desenvolvemos uma plataforma única e exclusiva, onde é possível fazer diagnóstico cada vez mais preciso do aprendizado dos alunos, traçar metas para atingir o Ideb e ter uma visão geral da rede e das escolas.

Quer acompanhar todas as novidades do QEdu?

Curta nossa página no Facebook

Quer saber mais sobre dados educacionais?

Acesse a Academia QEdu


Jornalista que adora e vive das mídias sociais e da comunicação na internet. Paraense tomador de açaí. Curioso que aprende por aprender, porque há poucas coisas melhores do que a satisfação de aprender de tudo um pouco e ser cheio de cultura inútil.

Comentários

comentário(s)