Curso de formação abre inscrições para professores e gestores de escolas e redes

Professores, gestores escolares e equipes de secretarias de educação podem participar do programa de formação da Fundação Lemann e Elos Educacional para promover o aprendizado efetivo dos alunos. Os cursos “Gestão para Aprendizagem” e “Gestão de Sala de Aula” estão com inscrições abertas até o dia 19 de novembro. As atividades devem iniciar em março de 2016.

O curso “Gestão de Sala de Aula” é aberto para professores e gestores escolares e o curso “Gestão para Aprendizagem” é voltado apenas para os gestores das escolas.

Este ano, as secretarias de educação também poderão se inscrever nos cursos para implementar ações de impacto que envolvam todos os gestores de instituições de educação básica para melhorar o ambiente escolar, a gestão da sala de aula e o aprendizado dos alunos.

Quer receber um aviso sempre que novas oportunidades de cursos como esses forem abertas? Cadastre-se gratuitamente no QEdu.

Cadastre-se

Neste artigo, você verá sobre:

Professores

Para os docentes será oferecido o curso “Gestão de Sala de Aula”. O curso tem o objetivo de incentivar uma cultura escolar de planejamento e observação da sala de aula, altas expectativas de aprendizagem e um melhor uso do tempo. Conheça mais sobre o curso no vídeo abaixo.

O curso para professores é oferecido na modalidade de educação a distância e as atividades envolvem videoaulas, leituras conceituais, fóruns de discussão e exercícios. Por isso, é imprescindível que os cursistas tenham acesso à internet para participar da capacitação.

Estão previstas ainda atividades práticas com os professores, como elaboração de quatro planejamentos de aula no modelo utilizado no curso e realização de três filmagens de aula aplicando as técnicas estudadas.

As inscrições para o curso estarão abertas até as 23h59 do dia 19 de novembro de 2015. O resultado do curso será divulgado até o dia 15 de janeiro de 2016 no site da Elos Educacional. Os cursistas terão direito a certificado se completarem no mínimo 75% das atividades do curso.

Baixe o edital         Faça aqui sua inscrição

Gestores escolares

Os gestores (diretores e coordenadores pedagógicos) poderão participar do curso “Gestão de Sala de Aula” ou do curso “Gestão para Aprendizagem”.

Gestão de Sala de Aula para gestores

O curso “Gestão de Sala de Aula” para gestores será semipresencial, com dois encontros no início de cada semestre. Os locais de encontros presenciais serão decididos conforme a demanda das equipes selecionadas, podendo ocorrer em qualquer estado do país, onde houver maior número de inscrições.

As atividades práticas para os gestores acontecerão nas escolas. Serão seis reuniões pedagógicas em horário coletivo, nas quais o(a) gestor(a) cursista deve passar o conteúdo do curso para os professores, fazer observação de sala de aula e dar feedback aos professores.

As inscrições para o curso estarão abertas até as 23h59 do dia 19 de novembro de 2015 e deve ser feito pela dupla gestora. No caso de a escola não possuir um profissional no cargo de coordenador, a inscrição poderá ser realizada por outras pessoa com as mesmas funções. Não serão aceitas inscrições individuais. O resultado do curso será divulgado até o dia 15 de janeiro de 2016 por e-mail e no site da Elos Educacional. O curso deve iniciar em março de 2016. Os cursistas terão direito a certificado se completarem no mínimo 75% das atividades do curso.

Baixe o edital         Faça aqui a inscrição da dupla gestora

Gestão para Aprendizagem para gestores

O curso Gestão para Aprendizagem (GAP) é um programa de formação de gestores, que visa promover uma cultura escolar de altas expectativas e uma gestão eficiente e democrática que tenha como foco o trabalho pedagógico para garantir excelência e equidade em suas salas de aula.

Para a equipe gestora da escola, o curso será semipresencial. Sua equipe poderá escolher uma das seis cidades predefinidas para participar do encontro presencial:

  • Belém – PA
  • Goiânia – GO
  • Maceió – AL
  • São Paulo – SP
  • Belo Horizonte – MG
  • Londrina – PR

Outras cidades poderão sediar polos para a realização dos encontros presenciais, que poderão ocorrer em qualquer estado do Brasil conforme a demanda de inscrições.

As inscrições para esse curso estarão abertas até as 23h59 do dia 19 de novembro de 2015. No caso de a escola não possuir um profissional no cargo de coordenador, a inscrição poderá ser realizada com outro profissional com as mesmas funções. Não serão aceitas inscrições individuaisO resultado do curso será divulgado até o dia 27 de novembro por e-mail. Os cursistas terão direito a certificado se completarem no mínimo 75% das atividades do curso.

Baixe o edital         Faça aqui a inscrição da dupla gestora

Secretarias de Educação

Secretarias de Educação (municipais e estaduais) que queiram implementar ações de impacto, envolvendo todos os gestores de escolas da educação básica para melhorar o ambiente  escolar, a gestão da sala de aula e o aprendizado dos alunos podem se inscrever no programa individualmente ou em conjunto com redes parceiras compondo polos de formação regionais.

A secretarias poderão se inscrever para participar tanto do curso “Gestão de Sala de Aula” quanto do curso “Gestão para Aprendizagem”. Para se candidatar aos dois programas, será necessário preencher novamente o formulário após a conclusão da primeira inscrição.

Inscrição para as redes de educação

As inscrições para as redes, que deverão ser feitas pelo(a) secretário(a), também estarão abertas até as 23h59 do dia 19 de novembro de 2015 e a seleção será feita em três fases.  Na inscrição, cada secretário(a) de Educação deverá preencher um formulário de inscrição e um questionário qualitativo sobre a gestão em sua rede. No caso de candidatura em pólos regionais (parceria com outras Secretarias de Educação), cada representante das redes envolvidas deverá preencher individualmente o formulário de inscrição, no qual será necessário indicar todos os municípios parceiros.

Cada curso terá um formato e um conteúdo próprio. Mais informações sobre os critérios de seleção em cada fase, as condições de participação das redes e o formato e conteúdos de cada curso estão disponíveis no edital do programa.

Baixe o edital         Faça aqui a inscrição da sua rede

Veja o cronograma de inscrição e seleção das redes para o curso “Gestão de Sala de Aula”:

19/11/2015: Fim do período de inscrição das redes (1ª fase).

1º/12/2015: Resposta da 1ª fase de seleção.

3 a 15/12/2015: Entrevista com secretários de Educação.

18/12/2015: Resultado da 2ª fase de seleção.

15/2/2015: Encontro presencial de formação com representantes das equipes técnicas da Secretaria selecionada.

16/2/2016 a 4/3/2016: Formação online com equipe técnica da Secretaria (2ª fase).

7 a 25/3/2016: Encontro de apresentação do curso para os gestores da rede.

30/3/2016: Resposta da 2ª fase de seleção.

Início do curso: abril de 2016, em data a ser combinada com as redes selecionadas.

 

Veja o cronograma de inscrição e seleção das redes para o curso “Gestão  para Aprendizagem”:

19/11/2015: Fim do período de inscrição das redes (1ª fase).

25/11/2015: Resposta da 1ª fase de seleção.

26/11 a 2/12/2015: Entrevista com secretários de Educação.

4/12/2015: Resposta da 2ª fase de seleção.

15/12/2015: Encontro presencial em São Paulo com equipes técnicas das redes pré-selecionadas.

16/12/2016 a 22/1/2016: Formação com equipe técnica da Secretaria (2ª fase).

2 a 12/2/2016: Encontro de apresentação do curso a gestores da rede.

17/2/2016: Resultado final.

Início do curso: 29/2 a 11/3/2016, em data a ser combinada com as redes selecionadas.


Jornalista que adora e vive das mídias sociais e da comunicação na internet. Paraense tomador de açaí. Curioso que aprende por aprender, porque há poucas coisas melhores do que a satisfação de aprender de tudo um pouco e ser cheio de cultura inútil.

Comentários

comentário(s)