Saiba o que fazer se o Ideb da sua rede cair

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) foi criado em 2007 para medir a qualidade da educação no Brasil. Ele estabeleceu metas bianuais que podem e devem ser acompanhadas pelas redes de educação de todo o país, pois só assim é possível saber se a educação brasileira está caminhando para que mais alunos aprendam e progridam no sistema de ensino. Na Academia QEdu, temos uma área totalmente dedicada ao Ideb.

Mas compreender o Ideb pode não ser tão fácil. Para auxiliar nesse diagnóstico, reunimos algumas sugestões de ações que vão fazer você enxergar com mais clareza as razões pelas quais seu Ideb pode não estar crescendo tanto quanto deveria.

Ideb das escolas públicas do Brasil no anos iniciais. Fonte: QEdu.org.br. Dados do Ideb/Inep (2013). Organizado por Meritt (2014).

Ideb das escolas públicas do Brasil nos anos iniciais ficou em 4,9, acima da média esperada de 4,7.

O Ideb não é um número só: são dois

Quem olha o Ideb pode se perguntar: como aquele número surgiu? O que o Ideb leva em conta ao falar sobre educação? Ele avalia todas as disciplinas? O abandono escolar e a repetência influenciam no Ideb?

O Ideb é o resultado de dois componentes, cada um avaliando uma área importante da educação: o Aprendizado e o Fluxo. O aprendizado é obtido a partir das médias do resultado da Prova Brasil (no caso de escolas e municípios) e do Saeb (para estados e país) para português e matemática.

Já o fluxo é o indicador de alunos aprovados: quanto mais alunos desistem durante o ano letivo ou repetem, mais o fluxo desce.

Para Kaléu Caminha, coordenador do QEdu.org.br, não basta olhar apenas para a reprovação e desconsiderar o abandono e vice-versa. Para ele, ambos são importantes e a abordagem para resolver cada um dos problemas é bem distinta, como explica no vídeo abaixo.

O segredo do Ideb é justamento o equilíbrio entre estes dois componentes.

Lugar de aluno é na escola. E aprendendo.

Seus alunos estão abandonando a escola ou evadindo com frequência? Tome cuidado: descubra o que motiva a evasão e o abandono escolar. Os alunos precisam trabalhar? O ambiente é perigoso? Falta motivação? Cada um desses motivos pode ser trabalhado pela equipe da escola para formar um ambiente atrativo aos alunos.

Não adianta extinguir a repetência, porque se os alunos progredirem no ano escolar sem saber o suficiente, a nota da Prova Brasil pode até baixar, e o Ideb provavelmente não vai crescer muito. O crescimento do Ideb alcançado sem aumento no aprendizado não é sustentável. Depois que a sua rede alcançar 100% de aprovação, não terá mais como aumentar o indicador de Fluxo e o Ideb vai estagnar e pode até cair. E aí?

Também não dá certo somente tentar preparar os alunos com simulados da Prova Brasil. O simulado pode ser importante para os alunos se acostumarem com o modelo de aplicação da Prova ou para orientar a equipe pedagógica quanto à conteúdos que não estão sendo aprendidos em um determinado ano. Mas o simulado não funciona bem se for a principal estratégia de melhora do desempenho. Isso porque o teste utiliza conteúdos ensinados não apenas no ano em que vai realizar o exame, mas que são ensinados em todos os anos da etapa escolar avaliada.

A ideia é manter o aprendizado dos alunos no topo por toda a vida escolar. Com professores motivados, avaliações da própria escola para medir avanço dos alunos e atenção especial para os que estão com mais dificuldade.O desafio é grande, mas é exatamente esta a proposta do Ideb: ser um indicador do quanto cada rede e escola do país está caminhando na direção que todos os alunos progridam no sistema de ensino e progridam aprendendo cada vez mais.

Mão na massa

A meta é que o Brasil alcance um Ideb de 6.0 até 2022. O que você pode fazer para contribuir com a melhora deste índice?

Temos duas boas notícias para você. A primeira é que essas informação detalhadas, obtidas a partir de fontes oficiais, você encontra gratuitamente no QEdu.org.br. Basta agora dedicar um tempo para diagnosticar a sua rede e começar a implementar boas ações. A segunda é que a Fundação Lemann já fez um levantamento para conhecer as ações implementadas pelas escolas que conseguiram superar, e muito, a meta para o Ideb: o estudo Excelência com Equidade. Veja o que eles fizeram e inspire-se! É hora de se programar e descobrir o que está errado para tomar atitudes levem sua rede na direção correta.

Para manter o fluxo em ordem, o pessoal de Goiás teve uma ideia simples e eficaz. Contratando um serviço de call center, a rede liga para os pais dos alunos faltantes e pergunta o que está acontecendo. Assim, a evasão diminuiu muito e a rede conseguiu bater sua meta. Confira a reportagem da Tribuna do Norte.

Aqui no Blog do QEdu temos toda uma sessão só com histórias inspiradoras para motivar sua escola, rede, município a descobrir novas formas de melhorar tanto seu fluxo quanto aprendizado, e, consequentemente, elevar seu Ideb. Navegue, aprenda e aplique na sua realidade.

A equipe do QEdu acredita que, juntos, contanto com o uso dos dados como ferramenta, podemos não só bater a meta do Ideb, mas de fato educar crianças rumo a um país melhor.


Comunicadora social por formação, programadora front-end por profissão, navega entre os universos das Humanas e das Exatas dando seus pitacos aqui e acolá.

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