Saiba o que o Ideb mostra sobre a sua rede de educação

Criado em 2007 pelo Instituto de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) é usado como parâmetro para medir a qualidade da educação no Brasil e estabelecer para políticas públicas na área.

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O cálculo leva em consideração a taxa de rendimento escolar (aprovação) e a média padronizada na Prova Brasil, que avalia o aprendizado em Português e Matemática. Para a educação básica pública, a análise é feita por escola, município, estado e país.

No final do ano passado, o órgão divulgou os resultados do Ideb 2013. Os números apontam uma ligeira melhora na qualidade da educação nos anos iniciais do Ensino Fundamental (do 1º ao 5º ano). Nesta faixa, as metas do governo foram atingidas.

Já o que se refere aos últimos anos do aluno no Ensino Fundamental escola (do 6º ao 9º ano) e ao Ensino Médio, os dados revelam que vários estados e municípios não conseguiram atingir as notas estipuladas pelo Ministério da Educação (MEC).

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4 lições que os gestores podem tirar a partir do Ideb

Os dados do Ideb dizem muito sobre uma rede de Educação, pois permitem aos gestores identificar falhas, propor ajustes, implementar mudanças e mobilizar a sociedade para a melhoria da qualidade do ensino.

São mudanças que, muitas vezes, dependem de um trabalho que esteja em sincronia com o prefeito, secretário municipal, governador e secretário estadual.

1- Diagnóstico da qualidade do ensino

O primeiro efeito do Ideb é apresentar um diagnóstico da qualidade do ensino na rede municipal ou estadual sobe dois aspectos, o do rendimento e o do aprendizado. Este raio-X serve como balizador para o planejamento de ações de caráter amplo. A série histórica das notas obtidas indica se houve ou não evolução no desempenho e também se as metas estão sendo atingidas. Veja no vídeo abaixo, produzido pelo QEdu.org.br, como funciona o Ideb e que informações podem ser obtidas a partir dele.

2- Resultados e evolução da Taxa de Rendimento

Ter acesso à evolução e resultados detalhados do rendimento dos alunos. A taxa de aprovação, por exemplo, mostra se os alunos estão permancendo na escola e avançando nos anos escolares.

Para fins de cálculo do Ideb, o valor máximo para o rendimento é 1, que significa 100% de aprovação em todos os anos de cada etapa escolar. Para obter média 1 de taxa de rendimento nos anos iniciais, é preciso que todos os alunos matriculados no 1º, 2º, 3º, 4º e 5º anos sejam aprovados no final do ano letivo. A mesma regra vale para os anos finais.

Nesse caso, para obter média 1 seria necessário erradicar tanto o abandono quanto a reprovação escolar. O gestor, a partir dos dados detalhados do Ideb, consegue saber se esta é uma meta possível ou não.

3- Resultados e evolução da Proficiência

Os resultados detalhados de proficiência e sua evolução ao longo dos anos mostra como está o aprendizado dos alunos em Português e Matemática. O resultado obtido está dentro da Escala Saeb, que diz quais competências e habilidades os alunos de cada etapa precisam ter aprendido em cada faixa de pontuação.

O gestor, no entanto, precisa ficar atento a um importante detalhe: não pode comprar diretamente o resultado em Matemática com o resultado em Português, porque cada uma das disciplinas possui a sua própria faixa de pontuação na escala, e cada faixa de pontuação está relacionada a um conjunto muito específico de habilidades daquela disciplina.

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Para compreender melhor os resultados da Prova Brasil, então, é preciso comparar os resultados da rede com localidades semelhantes e relacionar o currículo da rede com a Escala Saeb, para identificar qual é a média que o gestor e a sua equipe esperam que os alunos alcancem.

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4- Acompanhamento por unidade escolar

Como o Ideb também é divulgado por escola, o gestor pode fazer o acompanhamento de cada unidade escolar para descobrir as necessidades e excepcionalidasdes de cada uma.

O gestor da rede pode incentivar a troca de experiências entre os gestores escolares para disseminar as iniciativas exitosas e refletir sobre outros problemas. Por isso, é importante que o gestor e sua equipe consigam compreender a decomposição do Ideb, porque o crescimento dele está intimamente relacionado com o crescimento e a queda em um desses dois componentes.

Assim, para que o Ideb aumente, o importante é que mais alunos permaneçam na escola, mais alunos consigam avançar nos anos escolares sem repetência, e, mais importante, que todos eles aprendam, e aprendam cada vez mais.

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