O papel do coordenador pedagógico nas avaliações de aprendizado

Aferir o aprendizado dos alunos é essencial para que os gestores da escolas possam atuar de forma mais acertiva e para que os professores possam fazer intervenções que levem os alunos a avançarem em seu processo de aprendizagem. Para isso, é preciso que cada escola tenha clareza de quais são as expectativas de aprendizagem para cada ciclo.

No último artigo da série sobre o papel do coordenador pedagógico nas escolas (veja aqui o primeiro, o segundo e o terceiro), feito com base no estudo da pesquisadora Silvana Tamassia, que relata a experiência na formação de gestores no curso de Gestão para a Aprendizagem, realizado pela Fundação Lemann em parceria com a Elos Educacional, vamos abordar a terceira frente de atuação desse profissional: o acompanhamento do resultado das aprendizagens dos alunos por meio das avaliações internas e externas.

Você pode ter acesso ao estudo completo aqui.

1- Faça uma avaliação institucional

Para acompanhar o processo e saber se as expectativas de aprendizagem foram alcançadas uma avaliação institucional é um ótimo recurso. Veja abaixo uma sugestão de como planejar e executar uma avaliação institucional.

Esta organização deve ser feita em conjunto com os professores, de modo que ela se baseie nas expectativas de aprendizagem para determinado ano e para que se tenha um parâmetro sobre como os alunos estão em relação à essas expectativas, independente do que o professor já tenha trabalhado.

“A avaliação institucional serve para que o coordenador pedagógico tenha um olhar macro sobre a escola e elementos para que no dia das reuniões possa ter propostas concretas para discutir com o grupo, assumindo o papel de quem orienta e apóia o professor neste processo.”

2- Tenha um instrumento de monitoramento

Ele é importante para que se possa acompanhar os resultados e observar de forma sintetizada o desempenho de cada turma da escola. Esta síntese permite que se obtenha um panorama geral da escola e que seja possível analisar os resultados para saber quais as melhores estratégias e ações.

“Uma gestão baseada em resultados faz com que o trabalho da equipe esteja mais focada onde realmente deve estar – na aprendizagem dos alunos – e se baseia em situações e condições concretas e não em “achismos” que muitas vezes acabam desviando a equipe das reais causas dos problemas.”

Veja um pequeno exemplo apresentado no curso Gestão para a Aprendizagem, que mostra como podemos ter uma síntese dessas aprendizagens para o monitoramento das ações na escola:

mapa-gap

  • É possível observar por meio das cores que na linha horizontal temos o rendimento dos alunos, permitindo perceber se eles já avançaram com relação aos conteúdos e se precisa de maiores desafios; já nas linhas verticais é possível verificar quais os conteúdos que precisam ser mais aprofundados em sala de aula.
  • Na comparação dos meses de março e agosto, é possível observar que existem dois momentos diferentes da avaliação. No primeiro, percebe-se que as habilidades relacionadas à localização de informações implícitas no texto era uma dificuldade da maioria dos alunos, enquanto que o segundo mostra que essa dificuldade foi superada por boa parte deles.

“Com estas informações em mãos fica mais fácil para o coordenador sugerir e planejar os momentos formativos na escola, pois este mapeamento demonstra também onde o coordenador pedagógico precisa atuar de maneira mais propositiva para trazer elementos que possam contribuir com a formação do professor e, assim, melhor trabalhar com estas habilidades em sala.”

3- Fique atento a indicadores externos

Neste papel de olhar macro da escola, o coordenador também precisa estar atento aos indicadores externos, como o Ideb e seus componentes (fluxo ou rendimento e aprendizado ou proficiência).

“Eles não substituem as avaliações internas, pois não indicam o que cada aluno precisa melhorar, mas sim como está cada escola em relação às habilidades avaliadas, comparando-a com outras em todo o Brasil, dando parâmetros para que a escola saiba o quanto está avançando em relação a ela mesma e em relação às outras de sua região ou do país.”

É importante o coordenador pedagógico se apropriar destes dados, para que possa analisar os resultados de sua escola e busque entender o que levou àquele resultado, para que junto ao grupo procure novas estratégias que possam revertê-lo e superá-lo a cada ano. No QEdu, os dados de Ideb, Fluxo e Aprendizado são apresentados em detalhes para permitir ao coordenador  planejar os momentos formativos na escola com base nestas informações, instrumentalizando o professor para o uso de novas estratégias em sala de aula.

Recorte da tela de "Explore" do QEdu com aprendizado adequando em portugues do 5º ano.

Recorte da tela “Explore” do QEdu com aprendizado adequando em Português do 5º ano, que podem ser acessados facilmente por todos.

“Só assim, com base em dados, em evidências, o coordenador poderá fugir do papel de ‘bombeiro’, que passa a maior parte do tempo ‘apagando incêndio’, para que possa agir na causa dos problemas, garantindo assim a aprendizagem de seus alunos e, consequentemente, a melhoria dos indicadores de sua escola.”

banner_artigos_blog


Jornalista que adora e vive das mídias sociais e da comunicação na internet. Paraense tomador de açaí. Curioso que aprende por aprender, porque há poucas coisas melhores do que a satisfação de aprender de tudo um pouco e ser cheio de cultura inútil.

Comentários

comentário(s)