Ideb: dados detalhados estão disponível no QEdu

blog_ideb

Os dados detalhados de Aprendizado (média padronizada na Prova Brasil) e Fluxo (indicador de rendimento), que compõem o resultado do Ideb 2013, já estão disponíveis no QEdu.org.br. Entender os detalhes do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) é essencial para se pensar em estratégias efetivas que visem transformar a educação básica brasileira. Agora, além de ver as notas isoladas de cada componente, você pode:

  • Ver a média em Português e Matemática, que compõem o Aprendizado

screenshot-www.qedu.org.br 2015-04-02 15-07-15

  • Ver o indicador de rendimento de cada ano em cada etapa escolar (anos iniciais, anos finais e ensino médio)
  • Ver a evolução histórica do Fluxo, para cada ano de cada etapa escolar

screenshot-www.qedu.org.br 2015-04-02 15-06-44

  • Ver a evolução histórica do Aprendizado em Português e Matemática

screenshot-www.qedu.org.br 2015-04-02 15-07-01

Veja como está o Aprendizado Adequado no Brasil

Veja como estão as Taxas de Rendimento do Brasil

A importância dos dados detalhados do Ideb

Para gestores de escolas e de redes de educação, esse detalhamento é essencial, visto que os componentes do Ideb não podem ser interpretados isoladamente. “É necessário ter conhecimento das variáveis desses componentes para identificar corretamente como está o fluxo e o aprendizado”, explica Alexandre Oliveira, educador e co-fundador da Meritt, uma das desenvolvedoras do QEdu.

O educador explica ainda que é impossível melhorar o Ideb sem conhecer esses dados. “A qualidade da educação está ligada a quatro dimensões muito relevantes: matricula, permanência, progressão e aprendizado. As duas últimas é possível enxergar apenas pelo Ideb, que já é amplamente aceito pela sociedade e que está no Plano Nacional de Educação, o PNE”.

Além disso, qualquer ação de melhoria ou manutenção de uma boa média no Ideb é preciso enxergar a evolução histórica do indicador, dos seus componentes e suas variáveis. “Como o QEdu possui uma vasta base de dados educacionais, o gestor pode verificar outros aspectos ligados ao Ideb, as taxas de abandono e reprovação, as metas passadas e futuras do Ideb e como a sua escola ou rede tem caminhado”, detalha Alexandre.

Portanto, com esse detalhamento, é possível:

  • Se o Ideb caiu, qual componente influenciou no resultado negativo
  • Se o Ideb cresceu, qual componente impactou positivamente o resultado
  • Se um componente teve queda ou crescimento histórico, qual variável tem influenciado no processo
  • Em qual componente e variável deve-se ter mais atenção e foco

Jornalista que adora e vive das mídias sociais e da comunicação na internet. Paraense tomador de açaí. Curioso que aprende por aprender, porque há poucas coisas melhores do que a satisfação de aprender de tudo um pouco e ser cheio de cultura inútil.

Comentários

comentário(s)