Aprendizado adequado por escola agora no QEdu

A Prova Brasil, muito comentada em diversas reportagens nas últimas semanas, revelou a situação do aprendizado no país, estados e municípios. Porém, poucas matérias falaram sobre o local onde muito do processo de aprendizado acontece: a escola. O QEdu lança os dados de aprendizado adequado das escolas e disponibiliza também os dados de Brasil, estados e municípios, todos com base nos resultados da Prova Brasil 2013 . Acesse o QEdu.org.br, procure o local ou escola desejada e saiba como está o aprendizado dos alunos. Com os resultados apresentados no QEdu, secretários de educação, diretores de escolas, professores e toda a sociedade podem começar a usar os dados para transformar a educação.

blog_provabrasil

Diversos ângulos do aprendizado adequado

Para verificar como está o aprendizado do Brasil com relação a outros estados, ou da sua região com relação a outras, basta acessar a página “Compare”. Saiba como ler os dados da página de comparação. Em “Evolução“, é possível ver se os resultados melhoraram ao longo dos anos. Para cada competência e etapa escolar, o usuário pode observar o crescimento de 2009 para 2013 e ainda compará-los com outros locais.

Enquanto isso, na página “Proficiência”, é possível ver a proporção de alunos distribuídos por nível de proficiência. No QEdu, posicionamos o aprendizado dos alunos em 4 níveis qualitativos de proficiência. O aprendizado adequado engloba os níveis proficiente e avançado. Essa página permite ainda verificar os resultados de 2013 e compará-los com os de 2011 e 2009, além de possibilitar filtrar os resultados por disciplina, etapa e rede escolar. Saiba como ler os dados da página de distribuição de proficiência. Abaixo, a distribuição no Brasil para matemática no 9º ano.

screenshot-www.qedu.org.br 2015-03-10 10-38-00

Na página “Explore”, você pode selecionar os filtros para ver a situação por disciplina, etapa e rede escolar no mapa. Nos filtros especiais você pode navegar para visualizar somente os estados que possuem determinadas características, como a proporção de aprendizado e participação e por número de matriculados. Abaixo, o mapa do aprendizado em matemática, no 5º ano, para todas as escolas públicas do país.

mapa-aprendizado

A Prova Brasil e o planejamento da educação

Os dados da Prova Brasil e de aprendizado adequado podem ser informações fundamentais para pensar o Plano Municipal de Educação, já que impactam diretamente o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Vale lembrar que o prazo para que as secretarias de educação entreguem seus planos está chegando: 24 de junho. Até o momento, apenas 37 municípios finalizaram seus planejamentos, segundo o Ministério da Educação (MEC). Os dados também podem ser essenciais para os diretores das escolas na elaboração do Projeto Político-Pedagógico, pois podem guiar ações e estratégias para que as escolas melhorem o aprendizado dos seus alunos.

 

Professores e a Prova Brasil

No QEdu, além dos dados de fácil e rápido acesso, é possível encontrar informações sobre a Prova Brasil que permitem o professor identificar quais são as habilidades e competências requeridas na prova para que possam, entender como a prova é elaborada e organizada e conhecer a matriz de referência de português e matemática utilizada na elaboração dos itens. Tudo isso pode possibilitar ao professor a olhar os dados, verificar como está a situação dos seus alunos e pensar em estratégias e metodologias que ajudem a melhorar o aprendizado dos seus alunos.

 

Prova Brasil e Aprendizado Adequado

A Prova Brasil é uma avaliação aplicada a cada dois anos pelo Ministério da Educação, por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), para testar os conhecimentos dos alunos dos anos iniciais e finais do ensino fundamental nas disciplinas de português (com ênfase em leitura e interpretação de texto) e matemática (com ênfase em resolução de problemas matemáticos).

A prova situa o aprendizado dos alunos numa escala, denominada “Escala SAEB”. Para o MEC, o uso desta escala é importante, pois permite a comparação entre as diversas edições da prova, já que todas utilizam a mesma escala.

Para medir o aprendizado adequado, o QEdu considera uma metodologia diferente da adotada pelo Inep. Com base no número de pontos obtidos na Prova Brasil, os alunos são distribuídos em 4 níveis em uma escala de proficiência: Insuficiente, Básico, Proficiente e Avançado. Para ter aprendido o adequado para o seu ano, o aluno deve estar nos níveis Proficiente ou Avançado.

 


Jornalista que adora e vive das mídias sociais e da comunicação na internet. Paraense tomador de açaí. Curioso que aprende por aprender, porque há poucas coisas melhores do que a satisfação de aprender de tudo um pouco e ser cheio de cultura inútil.

Comentários

comentário(s)