Navegue pela linha do tempo da Prova Brasil

Será que as crianças e adolescentes do Brasil estão aprendendo o que é adequado para cada etapa escolar? Para obter a resposta para essa pergunta, o Ministério da Educação, por meio do Inep, avalia a cada dois anos o sistema de ensino básico brasileiro. Isto é possível por meio da Anresc (Avaliação Nacional do Rendimento Escolar) que todos conhecem por Prova Brasil, e que já é aplicada desde 2005.

Esta prova surgiu a partir de uma reestruturação do SAEB, sistema de avaliação da educação básica que já era aplicado desde os anos de 1990. A ideia era implementar uma avaliação mais ampla, com dados universais e não apenas amostrais, como vinha sendo feito.

Confira abaixo a linha do tempo, com as modificações mais relevantes do Saeb desde sua implementação até o surgimento da Prova Brasil e sua atual configuração:

Acesse agora os resultados da Prova Brasil no QEdu. Para ter acesso irrestrito aos dados, basta fazer o cadastro gratuitamente.

Cadastre-se

Se já for cadastrado, faça login


Jornalista que adora e vive das mídias sociais e da comunicação na internet. Paraense tomador de açaí. Curioso que aprende por aprender, porque há poucas coisas melhores do que a satisfação de aprender de tudo um pouco e ser cheio de cultura inútil.

Comentários

comentário(s)