Enem: Médias das escolas estão disponíveis no QEdu

Os usuários do QEdu já podem consultar os resultados no Enem de todas as escolas do Brasil, com dados de 2009 até 2013.

enem1

Na página de cada escola você encontra uma nova aba chamada “Enem”. Nela, estarão disponíveis as seguintes informações:

  • Taxa de participação da escola no Enem (número de participantes dividido pelo número de matriculados);
  • Número de participantes;
  • Média em ciências humanas;
  • Média em ciências da natureza;
  • Média em matemática;
  • Média em linguagens e códigos;
  • Média em redação.

Esses dados estarão dispostos em blocos de informações, o que deixa a página mais agradável e fácil de navegar. Em cada bloco, você também tem acesso a um material explicativo sobre quais são as competências e habilidades que avaliam cada área de conhecimento exigida no exame. Essas referências vão te ajudar a interpretar pedagogicamente uma determinada média, com exemplos de itens que os alunos provavelmente dominam e não dominam no Enem.

 

Como encontrar os dados da minha escola?

Primeiro, na caixa de busca, no topo do site, digite o nome da escola. Se muitas escolas forem listadas no resultado, digite o nome da escola e o nome do município onde ela se encontra.

enem4

Clique no resultado que aparecer com o nome da escola. Na página da instituição, procure pela aba “Enem” e você poderá observar as médias em cada uma das áreas, a taxa de participação e informações de contexto.

enem5

 

Por que os dados do Enem no QEdu?

O QEdu.org.br é a maior plataforma de informações educacionais do Brasil, e desde o seu lançamento traz dados sobre a qualidade do aprendizado nos anos iniciais e finais, de todas as escolas públicas do país, utilizando dados da Prova Brasil. Mas faltava ainda falar da qualidade da educação no Ensino Médio.

Criado em 1998, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) tem o objetivo de avaliar o desempenho do estudante ao fim da escolaridade básica. Para incluí-lo no QEdu, a equipe amadureceu a sua visão sobre o Enem ao longo dos anos. Era necessário que o Enem fosse disponibilizado com cuidado para não causar equívocos na interpretação, já que também se trata de uma avaliação também com foco no ingresso em uma universidade, diferente da Prova Brasil, que tem caráter unicamente avaliativo.

Decidimos, então, começar por divulgar apenas o desempenho de cada uma das escolas e trazer conteúdo que pudesse dar sentido pedagógico para estes dados, evitando o uso inadequado em rankings e comparações incoerentes.

Acreditamos, ao disponibilizar os dados do Enem no QEdu.org.br, que estamos auxiliando o debate sobre a qualidade da educação no ensino médio, buscando tornar mais claro o instrumento Enem e os resultados disponíveis.

Você pode ler as notas técnicas aqui.

 

Como interpretar os dados do Enem?

Olhe cada área individualmente. É importante que você não compare as médias entre as áreas. Cada área tem sua própria escala de medição da nota do Enem, portanto, 550 em matemática não necessariamente é melhor do que 500 em linguagens e códigos.

Compare escolas com as suas semelhantes. Se desejar comparar os dados com alguma outra escola, tente procurar escolas semelhantes, com números assemelhados de alunos e localizadas em regiões geográficas socioeconomicamente similares. Olhe também a taxa de participação das escolas. O ideal é comparar somente se ambas tiverem uma taxa de participação acima de 75%. O QEdu não sugere escolas semelhantes para comparação.

Posicione a média na escala. Ao lado de cada média, há um link que te encaminha para uma leitura completa sobre a escala de cada área do conhecimento. Com isso, você entenderá melhor o que os alunos de uma escola com determinada média provavelmente dominam ou não dominam.


Desenvolvedor de software há 8 anos e apaixonado por educação, tem o privilégio de unir estas duas vertentes na coordenação do portal QEdu, onde atua desde os primeiros rascunhos do projeto. Hoje, sua principal atividade é coordenar esforços para que mais pessoas usem os dados disponíveis enquanto agentes de transformação da educação brasileira

Comentários

comentário(s)