QEdu foi a maior fonte de dados educacionais em 2014

A imprensa brasileira reconheceu a importância do QEdu na disponibilziação e análise qualificada dos dados da educação em 2014. Diversas reportagens e entrevistas em diversos veículos de comunicação usaram o QEdu como fonte de informações para construir suas argumentações. Especialistas em educação do QEdu também foram convidados por jornais, portais e revistas para falar sobre a situação do ensino e como podemos enfrentar os desafios impostos.

O portal de notícias G1 publicou uma reportagem este mês de dezembro sobre a queda do índice de alunos que aprendem o adequado em matemática no Brasilutilizando as informações e análises do QEdu, produzidas a partir dos dados da Prova Brasil 2013  liberados pelo Inep/MEC este ano. A Rádio Gaúcha, do Grupo RBS, gravou e publicou uma entrevista com Alexandre oliveira, cofundador da Meritt, também sobre os dados da Prova Brasil do ano passado. Confira a entrevista.

O portal IG, em matéria sobre o acompanhamento e reforço escolar que deve ser feito para reduzir a evasão dos alunos do ensino médio, também utilizou os dados compilados pelo QEdu como fonte primária de pesquisa. A evasão escolar escolar também foi tema de matéria da Exame.com, que utilizou o levantamento feito pelo QEdu para mostrar que mais de um milhão de crianças e adolescentes desistiram de estudar em 2013 e que o atraso escolar não é brincadeira. Já a revista Valor Econômico pesquisou no QEdu dados do Ideb na produção de uma reportagem sobre o não cumprimento das metas por um terço das escolas brasileiras.

O QEdu também foi fonte de pesquisa do portal G1 em reportagem sobre o ensino de matemática no país quando um brasileiro recebeu a Medalha Fields, a principal premiação em matemática do mundo. A Agência Brasil foi no QEdu buscar informações sobre atraso escolar e mostrar que essa realidade tem diminuído desde 2006 no Brasil.

Mas não foram apenas os grandes portais que publicaram reportagens utilizando o QEdu. Portais regionais procuraram informações sobre suas cidades e regiões para falar sobre a educação local. É o caso do portal Campo Grande News, com matéria sobre o desempenho da cidade de Nova Andradina, do G1 Piracicaba e região, commatéria sobre o acesso à web nas escolas da cidade, do G1 Mato Grosso tambémsobre acesso à internet em escolas de determinadas cidades do estado, e do Diário da Região online, com artigo sobre a educação em São José do Rio Preto (SP).

Quer fazer uma matéria usando informações da educação brasileira? conte com o time QEdu.


Jornalista que adora e vive das mídias sociais e da comunicação na internet. Paraense tomador de açaí. Curioso que aprende por aprender, porque há poucas coisas melhores do que a satisfação de aprender de tudo um pouco e ser cheio de cultura inútil.

Comentários

comentário(s)