Dados educacionais para os Planos de Educação

Além do portal QEdu.org.br, existem outras iniciativas para apoiar municípios e estados na elaboração dos Planos de Educação. Entre elas, o Observatório do PNE se destaca por apresentar cada meta em detalhes e trazer indicadores relacionados à ela para o país, os estados e agora, para cada município brasileiro.

Neste artigo, é apresentado como usar o observatório na construção dos planos municipais de educação, e também, como utilizar o QEdu.org.br para aumentar ainda mais a qualidade do plano.

 

Passo 1 – Escolha uma Meta do PNE

Acesse http://www.observatoriodopne.org.br e escolha qual para meta você deseja procurar indicadores para a elaboração do plano:

pne1

Passo 2 – Entenda a Meta

Após escolher a meta a ser trabalhada, você pode compreendê-la em detalhes e observar alguns indicadores em nível de Brasil.

pne2

 

Passo 3 – Encontre o seu município ou estado

Com a meta compreendida, busque pelo estado ou município que lhe interessa. Você pode fazer isso após clicar na opção “Dossiê por localidade”.

pne3

Passo 4 – Usando os indicadores

Após realizar a busca pela localidade, você terá acesso à tabelas dos indicadores associados a meta em estudo. Para incluir estes dados no seu plano de educação, você pode fazer download ou gerar o gráfico correspondente.

pne4

Atualização:  A equipe do Observatório informou que é importante destacar que nem todos os indicadores estão disponíveis por município e nem todas as metas possuem essa desagregação.

E que além disso, o Observatório apresenta a possibilidade de montar um Dossiê por localidade. Esse dossiê permite agregar todos os dados disponíveis de uma determinada localidade de uma só vez, assim o gestor não precisa entrar meta por meta para pegar os dados.

Confira abaixo um guia de como montar o seu dossiê por localidade, elaborado pela equipe do Observatório:

 

Usando o QEdu para aumentar a qualidade dos Planos de Educação

No portal QEdu.org.br, o gestor também poderá encontrar diversos dados para apoiar a elaboração do plano de educação. Diferentemente do Observatório, os dados no QEdu.org.br são organizados por localidade (país, estado, município ou escola) e cada grupo de dados de recebe uma página especial, contextualizada, com gráficos apropriados para cada indicador.

No portal, é possível chegar até o nível de escolas, permitindo traçar metas específicas para cada uma delas ou para regiões do município. E principalmente, o QEdu.org.br detalha o aprendizado dos alunos, sendo possível identificar com alto nível de detalhe quantos alunos aprenderam o esperado para português e matemática, no 5º e no 9º ano. Veja abaixo como usar o QEdu:

 

Passo 1 – Encontre a localidade

Para usar o QEdu, é muito simples, primeiro, no topo do portal, busque pelo estado, município ou escola cujos dados educacionais você deseja conhecer:

pne5

 

Passo 2 – Conheça os dados disponíveis

Cada localidade possui um conjunto de opções como na imagem abaixo, conhecendo o que tem em cada opção, você irá navegar cada vez com mais velocidade e qualidade sobre os dados disponíveis:

pne6

Veja abaixo o que cada aba contém:

  • Ideb: Ideb e seus componentes (fluxo e aprendizado), metas, evolução, situação detalhada das escolas e detalhamento do crescimento, desde 2005.
  • Aprendizado: Quantidade e proporção de alunos que aprenderam o adequado para a sua série, segundo dados da Prova Brasil;
  • Compare: Comparação dos dados de aprendizado com outras unidades semelhantes;
  • Evolução: Evolução do aprendizado desde 2007, comparado à evolução de outras unidades semelhantes;
  • Proficiência: Detalhamento do aprendizado em níveis de proficiência;
  • Explore: Detalhamento do aprendizado para cada escola, quando se está navegando em um município, para cada município, quando a navegação é por estado e para cada estado, ao navegar pelo Brasil;
  • Pessoas: Respostas de professores, diretores e alunos aos questionários aplicados conjuntamente com a Prova Brasil. São mais 400 questões sobre todo o universo escolar;
  • Censo: Dados de Matrículas, infraestrutura, distorção idade série e taxas de rendimento (aprovação, abandono, reprovação);

Passo 3 – Escolha os filtros

Cada página de dados tem um conjunto de filtros especiais. É importante que você escolha atentamente qual filtro deseja usar:

pne7

Passo 4 – Descubra!

O QEdu foi construído para permitir uma exploração completa da qualidade da educação em qualquer localidade do Brasil, portanto, sinta-se à vontade para navegar, clicar e experimentar.

pne8

Você também pode manter-se atualizado sobre os novos dados do Ideb, Prova Brasil e Censo escolar. Basta realizar o cadastro e acompanhar seus locais favoritos.

pne9

Se você tiver dúvidas, de qualquer tipo, entre em contato com a nossa equipe especializada em dados educacionais através do contato abaixo. O portal QEdu.org.br existe para ajudar você a melhorar a educação do Brasil.

 


Desenvolvedor de software há 8 anos e apaixonado por educação, tem o privilégio de unir estas duas vertentes na coordenação do portal QEdu, onde atua desde os primeiros rascunhos do projeto. Hoje, sua principal atividade é coordenar esforços para que mais pessoas usem os dados disponíveis enquanto agentes de transformação da educação brasileira

Comentários

comentário(s)